dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Manejo Pecuário    
Aproveitamento da água da chuva na produção animal
Uso de cisterna em uma propriedade rural promove a segurança hídrica e contribui para a viabilidade econômica da atividade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gisele Rosso, Embrapa Pecuária Sudeste
12/09/2016

A captação de água de chuva para uso na produção animal tem muitas vantagens. Mas é necessário que o produtor fique atento à qualidade da água armazenada, porque influencia diretamente no uso que se quer desse recurso. A Embrapa Pecuária Sudeste acaba de lançar uma publicação que trata do assunto. O documento "Captação de água de chuva e armazenamento em cisterna para uso na produção animal", de autoria do pesquisador Julio Palhares, discute vários aspectos do sistema de aproveitamento de água da chuva. O material está disponível no site da Embrapa Pecuária Sudeste, em Publicações.

Reduzir a captação de água das fontes naturais pode ter impactos ambientais e econômicos positivos. O uso de cisterna em uma propriedade rural, segundo Palhares, promove a segurança hídrica e contribui para a viabilidade econômica da atividade. "A utilização da água armazenada em cisterna para as rotinas da produção animal é uma prática desejável, mas devem ser observados o correto manejo das estruturas de captação, condução e armazenamento e a legislação relacionada à qualidade da água para os diversos usos", explica o pesquisador.

A chuva é uma fonte alternativa de água para fins potáveis ou não potáveis. De acordo com a publicação, independente da escala e da finalidade, um sistema de aproveitamento de água de chuva tem várias vantagens, como a de não haver cobrança pelo uso; pode substituir, parcial ou integralmente, as fontes superficiais e subterrâneas; a água armazenada na cisterna pode ser usada para irrigação, limpeza e resfriamento de instalações. Para usos mais nobres, como o consumo dos animais e a higienização de equipamentos, a qualidade da água deve ser monitorada.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Recursos Hídricos
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada