dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/07/2022            
 
 
    
Manejo Pecuário        
Estudo caracteriza forrageiras nativas
Banco de Germoplasma de Forrageiras Nativas pode oferecer subsídios a futuros trabalhos de melhoramento genético
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fernando Sinimbu, Embrapa Uva e Vinho
05/01/2016
 
Os acessos de angico-de-bezerro (Piptadenia moniliformis), catingueira (Caesalpinia bracteosa), canafístula (Senna spectabilis) e camaratuba (Cratylia argentea), quatro importantes forrageiras nativas para animais criados na Caatinga, bioma do Nordeste brasileiro, estão agora caracterizadas molecularmente. O estudo, que levou cerca de dois anos para ser concluído e envolveu três pesquisadores, amplia os conhecimentos sobre essas espécies do Banco de Germoplasma de Forrageiras Nativas da Embrapa Meio-Norte.
 
O pesquisador Paulo Sarmanho, que coordenou os trabalhos, ressalta a importância da Ação: "A diversidade genética de cada espécie foi identificada, e agora o Banco de Germoplasma de Forrageiras Nativas pode oferecer subsídios a futuros trabalhos de melhoramento genético. O objetivo do estudo foi cumprido".
 
Importantes na alimentação dos animais em períodos de seca, principalmente em pequenas propriedades, essas espécies contribuem para manter viva a pecuária familiar no Nordeste. O angico-de-bezerro, além de ser uma leguminosa forrageira, é fonte de alimento também para as abelhas. A árvore chega a ter nove metros de altura, é rústica e tem rápido crescimento.
 
Com grande diversidade genética, a catingueira apresenta excelente potencial forrageiro e é um dos alimentos preferidos de bovinos, caprinos e ovinos. Entre as espécies nativas da Caatinga, segundo Paulo Sarmanho, ela tem grande performance em desenvolvimento, "cujas gemas brotam nas primeiras chuvas", permitindo mais cedo o acesso dos animais à alimentação.
 
Utilizada também no setor madeireiro, a canafístula é rica em proteína bruta, minerais e extrato etéreo. Ela é um recurso estratégico mantido pelos produtores nordestinos para uso durante os longos períodos de seca, que já são uma marca da região. O estudo conduzido no Laboratório de Biologia Molecular da Embrapa Meio-Norte revelou que a espécie tem também grande diversidade genética.
 
Já a camaratuba é uma forrageira que se adapta bem a solos ácidos, é tolerante à seca, tem elevada retenção de folhas verdes e grande capacidade de rebrote durante o período seco. É uma forrageira de alta qualidade para enfrentar os longos períodos de estiagem. Da família Fabaceae, a Camaratuba é encontrada em países da América do Sul, como Brasil, Bolívia e Peru, por exemplo.
 
Liderado pela pesquisadora Liana Jank, da Embrapa Gado de Corte, esse trabalho é conduzido em rede nacional. Dois pesquisadores também foram importantes na caracterização molecular dessas espécies, trabalho pioneiro no País. Socorro Bona, hoje aposentada, implantou e gerenciou por um bom tempo o Banco de Germoplasma de Forrageiras Nativas da Unidade. Já Raimundo Bezerra Neto trabalhou nas avaliações agronômicas das quatro espécies.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ricardo Brito
24/10/2017 - 09:02
Olá
Eu procuro sementes ou mudas ,preferencialmente sementes, de plantas estratégicas para convivência no semiárido, principalmente voltadas para a agropecuária.
Quem tiver sementes dessas ou outras nativas semelhantes p vender oibtrocar pode me contactar pelo e-mail ricardorvb@bol.com.br

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Forrageiras
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada