|
|
Anelise Macedo, Embrapa Hortaliças
25/11/2015
|
Carregando...
A Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) promove Curso de Introdução à Produção Hidropônica de Hortaliças, no período de 07 a 09 de dezembro, destinado a produtores interessados em diversificar as formas usuais de cultivo, e a extensionistas que atuam como multiplicadores, aos quais serão oferecidas noções básicas sobre o uso da tecnologia. As inscrições encontram-se abertas e podem ser feitas através deste link até o dia 1º de dezembro próximo.
Coordenador do curso, o agrônomo Marcelo Hanashiro, da área de Transferência de Tecnologia, observa que as inscrições serão objeto de uma seleção, que levará em conta o perfil técnico e a experiência na área agrícola. "Considerando a proposta do curso de oferecer noções básicas da tecnologia, talvez não seja interessante para aqueles que já trabalham com hidroponia, assim como as informações técnicas que serão disponibilizadas podem não atender as expectativas de quem não está familiarizado com a produção agropecuária", explica Hanashiro.
O coordenador assinala que o curso será gratuito, sendo que as demais despesas, como transporte, alimentação e hospedagem, ficam por conta de cada participante, a quem ele recomenda garantir previamente a sua locomoção, já que a Unidade fica localizada em uma área afastada do Distrito Federal.
A programação contempla temas como introdução ao cultivo protegido e à hidroponia em hortaliças; infraestrutura necessária para o cultivo hidropônico; nutrição e fertilidade de hortaliças em hidroponia; controle e ciclo das irrigações em cultivo hidropônico; cultivo de alface em sistemas hidropônicos; produção de mudas de hortaliças para a hidroponia; doenças de hortaliças e processo de desinfecção em cultivo hidropônico; e noções sobre a viabilidade econômica da produção hidropônica de hortaliças e alternativas de comercialização. E inclui ainda visita técnica a uma área de produção hidropônica de hortaliças, na zona rural de Brazlândia, DF.
Hidroponia
O cultivo hidropônico é uma técnica onde o solo é substituído por uma solução nutritiva, onde estão presentes todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas – no nosso caso, as hortaliças. A tecnologia é utilizada em maior escala, necessariamente nessa ordem, na produção de alface, tomate, pimentão, pepino, morango, melão, plantas ornamentais, medicinais e aromáticas.
Maiores informações pelos telefones (61) 3385-9114 (Eulina Dias) ou (61) 3385-9034 (Marcelo Hanashiro – marcelo.hanashiro@embrapa.br) e Francisco Herbeth – francisco.santos@embrapa.br).
|