|
|
Mateus Zimmermann, MDA
19/11/2014
|
Carregando...
Entidades prestadoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) têm até esta sexta-feira (21) para participar do edital que busca apoiar a estruturação e a modernização de propriedades da agricultura familiar que produzem uvas, suco de uva e vinhos na Região Sul. A Chamada Pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai destinar cerca de R$ 13 milhões para contratação de técnicos, para atender 3,6 mil famílias de vitivinicultores do Rio Grande do Sul (2 mil), Santa Catarina (400) e Paraná (1,2 mil).
“Esta chamada pública é uma demanda do setor, um diálogo com a Embrapa, o Instituto Brasileiro do Vinho, os governos estaduais e o Governo Federal. A intenção é nivelar a produção, melhorando o manejo dos parreirais, auxiliando na reorganização do setor produtivo, qualificando os produtos e, assim, assegurando mais renda para os agricultores familiares”, explica o delegado federal do MDA no Rio Grande do Sul, Marcos Regelin, ao observar que a ação vai beneficiar agricultores familiares de 191 munícipios da Região Sul com tradição em vitivinicultura.
Regelin salienta que pelo menos 30% dos recursos serão destinados a atividades específicas que serão desenvolvidas com mulheres rurais. “Isso garante o empoderamento das mulheres nas atividades da agricultura, fazendo com que elas tenham cada vez mais voz e maior participação nas decisões da propriedade”, ressalta o representante do MDA estado.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |