|
|
Marcelo Pimentel
14/11/2012
|
Carregando...
Colocar um pacote tecnológico completo em funcionamento e fazer da propriedade rural vitrine para sua região. Esta é a proposta central das Unidades de Referência Tecnológica (URTs), da Epagri, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. O modelo, já distribuído em 392 propriedades por todo o estado, tem como objetivo “criar” um exemplo concreto de técnicas comprovadamente superiores às usadas tradicionalmente pelos produtores da comunidade. Mas não é só isso.
De acordo com o agrônomo e gerente técnico estadual de Extensão, José Cezar Pereira, é necessário ir além e difundir também questões sociais, ambientais, de mercado, econômicas e até legais para os produtores rurais. “Hoje não basta, para nós da extensão, orientar o produtor a produzir mais. Ele precisa produzir melhor. Por isso, hoje trabalhamos questões como a legalização ambiental de todas as propriedades, ensinando-o a se enquadrar na legislação vigente. Não se trata mais da tecnologia por si só”, destaca Pereira.
Dias de campo nas URTs reúnem até 180 pessoas de propriedades vizinhas
Como São Tomé, o produtor tem que ver para crer e, aí sim, adotar determinada tecnologia. Por isso, dentre os principais objetivos dessas unidades de demonstração, estão: servir como uma espécie de “sala de aula” do extensionista e dos produtores, onde a nova tecnologia será debatida, implantada e analisada; ser a prova visual do melhor comportamento da nova técnica e que poderá ser acompanhada em todo o seu desenvolvimento; fornecer subsídios técnicos, econômicos e sociais para que os agricultores possam analisar com mais realidade os resultados da nova tecnologia, e estimular os produtores a adotarem uma nova tecnologia, vista e analisada por eles como melhor para satisfazer suas necessidades.
Integração silvipastoril é hoje um das principais temáticas tratadas nas unidades
Atualmente, mais de 100 mil famílias em Santa Catarina já são alcançadas pelo sistema de difusão de tecnologia da Epagri. Algumas culturas servem para demonstrar a eficiência do sistema, como os cases de sucesso das culturas do arroz, que no estado possui hoje uma das maiores produtividades do mundo, da cebola e da maçã, exportada atualmente para todo o território nacional.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |