Carregando...
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes acaba de aprovar projeto na Chamada de Projetos MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs nº 71/2013, para Pesquisador Visitante Especial, na área Produção Agrícola Sustentável. O projeto intitulado Produção, avaliação e conservação de sementes de quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) contará com a participação da Universidade Federal de Pelotas, Oregon State University, Embrapa Clima Temperado e Embrapa Cerrados. Além do financiamento da pesquisa, o projeto contempla também uma bolsa de Pós-doutorado Junior de 36 meses.
O pesquisador visitante especial da Oregon State University será o professor Dr. Sabry Elias, com apoio do dr. Adriel Garay. Elias possui vasta experiência em análise e controle de qualidade de sementes, estudos de maturação fisiológica, estabelecimento de época de colheita de sementes de espécies agrícolas e em conservação de germoplasma in situ e ex situ de espécies tropicais e subtropicais. Constitui-se numa liderança internacional com destacada produção científica e tecnológica e suas atividades têm contribuído para o avanço do conhecimento na sua área de atuação. É pesquisador sênior do Departamento de Ciência do Solo e Plantas da Universidade Estadual de Oregon, na área de Ciência e Tecnologia de Sementes.
Ele atuará como pesquisador visitante especial, com três visitas ao Brasil, com periodicidade anual e duração individual de 30 dias, para subsidiar as atividades contempladas no projeto. Será o tutor de duas bolsas de doutorando sanduíche junto à instituição no exterior. Sua participação contribuirá para promover a incorporação, consolidação e expansão da quinoa no sistema de produção agrícola do Brasil em bases sustentáveis, promovendo uma alternativa de diversificação alimentar.
Adriel Garay é natural da região andina, do altiplano Peruano, um dos centros de origem da quinoa. Possui larga experiência com a cultura e em ciência e tecnologia de sementes. Atualmente, é gerente do Laboratório de Sementes da Universidade Estadual de Oregon, maior laboratório da Costa Oeste Americana e com mais de 100 anos de existência, sendo instituição parceira da UFPel, desde 2004. Contribuirá com seus conhecimentos e experiência, dando suporte ao doutorando sanduíche junto ao Laboratório de Sementes da Universidade Estadual de Oregon.
No projeto estão envolvidos, além dos renomados pesquisadores da Oregon State University, três pesquisadores da Embrapa e cinco docentes do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPel.
A projeção internacional do PPG em Ciência e Tecnologia de Sementes, através deste projeto e de anteriores, já desenvolvidos na América Latina, evidencia o processo de inserção internacional, seguindo a tendência dos programas de excelência da área.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |