|
|
Embrapa Uva e Vinho
12/09/2012
|
Carregando...
Amanhã, dia 13 de setembro, acontece o lançamento do livro intitulado Clima, Zoneamento e Tipicidade do Vinho em Regiões Vitivinícolas Ibero-Americanas, na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).
A publicação apresenta, em 15 capítulos e 411 páginas, um verdadeiro panorama de 100 regiões vitivinícolas de 10 países ibero-americanos com uma detalhada descrição do clima, variedades cultivadas e as principais características sensoriais dos vinhos.
A obra é resultado do projeto Metodologias de Zoneamento e sua aplicação às Regiões Vitivinícolas ibero-americanas do CYTED - um programa internacional focado na cooperação científica e tecnológica entre os países ibero-americanos. O livro contou com a participação de 14 instituições de 10 países (veja lista completa abaixo) e tem como editores técnicos os pesquisadores Jorge Tonietto (Embrapa Uva e Vinho - Brasil); Vicente Sotés Ruiz e Vicente D. Gómez-Miguel (Universidade de Madri - Espanha).
O livro está dividido em três partes: a primeira apresenta ao leitor a orientação metodológica de toda a publicação, caracterizando cada uma das regiões produtoras de vinho, com base no Sistema CCM Geovitícola. Um sistema de uso mundial desenvolvido e disponibilizado na página da Embrapa Uva e Vinho (http://www.cnpuv.embrapa.br/tecnologias/ccm/), que realiza o diagnóstico climático da região. Também é apresentada a metodologia utilizada para a caracterização sensorial dos vinhos.
A segunda parte aborda o clima vitícola e a tipicidade dos vinhos em países ibero-americanos. Além da descrição das regiões vitícolas, o leitor poderá conferir figuras (veja exemplo abaixo) que ilustram o clima vitícola de cada região, a relação das variedades cultivadas e os principais descritores sensoriais dos vinhos.
Já na terceira e última parte é apresentada uma análise do conjunto da vitivinicultura ibero-americana e seu contexto em nível mundial.
“Os dados apresentados na publicação colocam em evidência a imensa riqueza existente na produção vitivinícola dos diferentes países ibero-americanos, seja na diversidade das condições ecológicas de produção, seja pela mão do homem que soube construir e desenvolver a produção de vinhos com qualidade e originalidade, representando um verdadeiro patrimônio cultural mundial”, comenta Jorge Tonietto.
A região vitivinícola ibero-americana estudada, que incluiu Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai, contempla dois terços, ou seja, 30 dos 45 grupos climáticos vitícolas identificados no mundo. É uma grande diversidade de cultivares, climas e questões culturais associadas ao saber fazer o vinho que originam uma grande riqueza de produtos. Alguns reconhecidos no âmbito regional, outros com fama mundial e outros ainda começando a ser descobertos. Além de regiões temperadas, de clima mediterrâneo ou áridas, inclui-se também, nesse panorama, os vinhos tropicais, que são elaborados com uvas produzidas com mais de um ciclo por ano.
"Em um mercado de vinhos globalizado, no qual os produtores de vinho dispõem de acesso às mesmas tecnologias de vinificação, há uma tendência para uniformização dos produtos. Por isso, é muito importante promover a diferenciação que existe entre os vinhos, atribuída pelo efeito das condições climáticas, da adaptação das diferentes variedades de uvas e ao saber-fazer das diferentes regiões construído ao longo do tempo”, comenta Mauro Zanus, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho. Segundo Zanus, o trabalho descreve, de maneira inédita, a associação entre clima, variedades, características de cor, aroma e paladar dos vinhos. “O vinho brasileiro não é igual ao vinho chileno, espanhol ou português. Até mesmo dentro do Brasil, os vinhos de altitude de São Joaquim (SC) são diferentes dos elaborados na Região Campanha do RS”, compara.
Países e instituições participantes da publicação:
Argentina: Estación Experimental Mendoza – INTA;
Bolívia: Fundación Fautapo e Prefetura del Departamento de Tarija;
Brasil: Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho – Embrapa Uva e Vinho;
Chile:Centro de Estudios Avanzados em Zonas Áridas – Ceaza e Facultad de Ciencias Agronmoicas de la Universidad de Chile;
Cuba: Instituto de Investigaciones em Fruticultura Tropical e Unidad Cientifico-Técnica de Base Félix Duque;
Espanha: Universidade Politécnica de Madri;
México: Instituto Nacional de Investigaciones Forestales, Agrícolas Y Pecuarias – INIFAP;
Peru: Facultad de Industrias Alimentarias - Universidad Nacional Agraria La Molina;
Portugal: Instituto Nacional de Recursos Biológicos I.P. - INIA e Instituto Superior de Agronomia (ISA) – Universidade Técnica de Lisboa (UTL);
Uruguai – Faculdade de Agronomia – Universidade de la República.
Serviço:
O que: Lançamento do livro Clima, Zonificación y Tipicidad del Vino en Regiones Vitivinícolas Ibero-americanas
Data: 13/09
Horário: 16h
Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho, Rua Livramento, 515, em Bento Gonçalves (RS)
|