dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/12/2024            
 
 
    
Em Pesquisa    
Até 25% a menos de emissão de metano em ruminantes
Ainda em fase de pesquisas, suplementação com nitrato na composição aponta caminhos para a redução da emissão de gás metano em ruminantes
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Da Redação
30/07/2012

Reduzir a emissão de metano por parte dos ruminantes e, ainda de quebra, eliminar a necessidade de fornecimento de ureia para os animais. Essa é a proposta de uma pesquisa que vem sendo conduzida em parceria entre Centro de Energia Nuclear em Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP), a empresa Grasp, de Curitiba, PR, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Atualmente, o gás metano é muito falado mundialmente. Taxado como um dos vilões do aquecimento global. O gás é naturalmente produzido durante o processo de fermentação digestiva dos ruminantes, principalmente, quando os animais consomem volumosos, gerando uma grande quantidade do gás que é excretado pelas narinas, através da respiração, e também pela defecação.

Só de bovinos, são 200 milhões de cabeça. Mundo critica Brasil pela emissão de metano nas criações

Sem contar os demais ruminantes, o país possui um rebanho bovino de 200 milhões de cabeças aproximadamente. O segundo maior do mundo. Por isso, o Brasil é apontado hoje como um dos principais emissores de gás metano. Nesse sentido, várias instituições de pesquisa têm buscado soluções no sentido de diminuir a geração do gás.

Harold Ospina Patino, diretor IV Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável e professor da UFRGS, explica que as pesquisas nasceram da necessidade de buscar formas de reduzir essas emissões. O caminho mais promissor encontrado foi a produção de um nitrato, que é incorporado em suplementos fornecidos para animais.

O nitrato é um composto capaz de capturar hidrogênio e, portanto, reduzir a formação do metano. Os testes realizados até agora mostraram que a incorporação do nitrato protegido industrialmente na alimentação, reduz em cerca de 25% a emissão de metano pelos animais.

“O nitrato é naturalmente tóxico. Ao consumir em grande quantidade, o animal pode se intoxicar, mas a Grasp desenvolveu uma forma de proteger o nitrato. É uma criação brasileira que não existe em nenhum outro lugar do mundo e ainda não pode ser divulgada em detalhes”, explica Patino.

O pesquisador explica que nesta primeira fase, estão sendo avaliados os animais em laboratório e certificando que não há qualquer problema a carne. “Avaliamos tudo. Os animais foram alimentados e depois abatidos e não há qualquer vestígio de nitrato no sangue ou na carne”.

O passo seguinte é a avaliação da tecnologia no sistema de produção a fim de quantificar os custos e o retorno proporcionados e, então, checar aferir a relação custo-benefício. Um das vantagens já identificadas é que, como o nitrato é fonte de nitrogênio, a tendência é que seja capaz de substituir a necessidade de fornecer ureia para os animais.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Pecuária
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada