dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/04/2024            
 
 
    
Manejo Pecuário  
Rota do Mel gera renda a agricultores familiares no semiárido
Iniciativa coordenada pelo Ministério da Integração profissionaliza e estrutura atividade para incentivar e ampliar produção
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ministério da Integração Nacional
24/12/2018

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), apoia a profissionalização e estruturação do trabalho de pequenos agricultores que estão produzindo mel em municípios no semiárido do país. Graças ao incentivo, o produto dessas regiões ganhou posição de destaque nos mercados interno e externo. O programa Rotas da Integração Nacional, executado pela Pasta desde 2011, atua no fortalecimento da Rota do Mel e de outras cadeias produtivas locais, oferecendo apoio técnico e financeiro para capacitação, construção de polos e entrega de kits a produtores familiares.

A apicultura é uma alternativa importante para a diversificação da atividade econômica nas regiões que sofrem com a estiagem, pois requer baixo investimento de implantação e garante rápido retorno financeiro. Muitas das famílias atendidas pelo programa já criavam abelhas e produziam mel, mas sem os equipamentos e as técnicas adequadas. Segundo o engenheiro agrônomo da Codevasf, Alex Demier, a apicultura é uma das poucas atividades que gera renda durante o período de estiagem. "É uma área que sente pouco os efeitos da seca. Por isso a Rota do Mel é fundamental para organizar a cadeia produtiva, unir os atores e promover ações conjuntas", explica Demier.

Um exemplo a ser destacado é a Rota do Mel em Minas Gerais. Em parceira com a Codevasf, foram implementadas ações em 54 municípios mineiros com investimentos de mais de R$ 6 milhões nos últimos anos. Cerca de 1.400 apicultores da região foram contemplados pelas ações e produzem, atualmente, de 800 a mil toneladas de mel por ano.

É na região semiárida mineira que é produzido o mel de aroeira, que possui características únicas e medicinais. "Esse mel é produzido apenas nessa região durante a florada da aroeira, que acontece no período da seca e dura apenas uns 45 dias por ano. Ele atua contra a bactéria H. pylori, que causa gastrite e úlcera. Esse mel não tinha muito valor econômico devido à sua cor escura, mas a partir dos estudos que descobriram suas ações medicinais ficou muito valorizado e ganhou destaque no comércio", complementa Alex Demier.

Os kits distribuídos a produtores familiares são compostos por colmeias, melgueiras, suporte, cera, equipamentos de proteção individual, carretilha manual, formão e fumigador. O treinamento envolve noções teóricas e práticas sobre a anatomia e biologia das abelhas, floradas apícolas, instalação de apiários, métodos de povoamento e de manejo das colmeias, uso dos materiais necessários, controle fitossanitário e a relação das abelhas com o meio ambiente, dentre outros temas. Os investimentos também englobam a construção de várias Unidades de Extração de Produtos da Abelha e de Beneficiamento de Mel em diversos municípios.

Rotas da Integração Nacional

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, o programa contribui com a inclusão e integração econômica de regiões menos desenvolvidas do País aos mercados nacionais de produção, consumo e investimento, a partir da formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Além de beneficiar o setor produtivo de mel, o programa incentiva outros segmentos: cordeiro, peixe, leite, açaí, fruticultura, entre outros.

As Rotas também dão suporte a ações associadas à infraestrutura (energia, transportes etc.), mecanismos de financiamento (Fundos regionais e incentivos fiscais) e ao fortalecimento de capital social (capacitação).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Jackson
22/08/2022 - 16:05
Hello

Defrost frozen foods in minutes safely and naturally with our THAW KING_.

50% OFF for the next 24 Hours ONLY + FREE Worldwide Shipping for a LIMITED

Buy now: https://thawking.store

To your success,

Jackson

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Apicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada