Carregando...
Introduzida no Brasil pela Embrapa Clima Temperado, a laranja Cara Cara é uma laranja de umbigo, sem sementes e de polpa vermelha. É uma cultivar de mesa voltada para as regiões de clima temperado, onde sua coloração fica mais intensa, o que promete chamar a atenção do mercado. Mais doce e menos ácida, a laranja apresenta as características mais procuradas pelos consumidores. Além disso, seu alto teor de licopeno pode ser associado à prevenção de doenças.
— Trata-se de uma cultivar introduzida de outro país, testada nas condições do Rio Grande do Sul e recomendada para plantio. Atualmente, existem cerca de 60 ha em cultivo no RS, sendo 40 ha em Rosário do Sul, na empresa Citrusul. Esta empresa vem distribuindo sua produção em Porto Alegre — afirma Roberto Pedroso, pesquisador da Embrapa Clima Temperado.
Como vantagem, a Cara Cara representa uma novidade de mercado, que não está acostumado com frutas cítricas de polpa vermelha. Por outro lado, apresenta bastante sensibilidade ao cancro-cítrico.
— O que dá sua coloração vermelha é o licopeno, uma substância comprovadamente associada à prevenção de doenças, como câncer e doenças cardiovasculares — diz o pesquisador.
Segundo ele, a cultivar apresenta maior teor de açúcar que as demais cultivares de umbigo, além de menor acidez. Portanto, para o mercado brasileiro, que gosta de frutas doces e pouco ácidas, ela é ideal.
Sua produtividade média é igual às demais cultivares do mercado, produzindo entre 30 e 40 t/ha. Os frutos de tamanho médio a grande, de peso entre 190 a 260g, possuem casca grossa, com certa rugosidade e de cor alaranjada.
Cara Cara representa uma novidade de mercado, que não está acostumado com frutas cítricas de polpa vermelha
Cuidados no campo
Em primeiro lugar, o produtor deve utilizar um porta-enxerto adequado. Para as regiões de clima temperado e para uma produção de qualidade, recomenda-se o porta-enxerto trifoliata.
É recomendado ainda o uso de quebra-ventos para a proteção do pomar. Ventando menos, a fruta fica menos danificada.
Em relação aos tratamentos fitossanitários e à adubação, o produtor deve seguir a recomendação técnica semelhante a das demais cultivares do mercado.
No caso do cancro-cítrico, deve-se aumentar a frequência dos tratamentos cúpricos para evitar a entrada e disseminação da doença no talhão.
A laranja Cara Cara é colhida entre junho e julho, podendo ser atencipada ou retardada em função das temperaturas médias da região.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Clima Temperado através do número (53) 3275-8100.
|