dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/11/2024            
 
 
    
Feijão  
Nematóides causam prejuízos de até 50%
Rotação de culturas e uso de cultivares resistentes são medidas mais indicadas para a cultura do feijão
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
17/01/2013

Quando o assunto é o surgimento de nematóides na cultura do feijão, os prejuízos podem variar entre 10% e 50%. Por isso, é importante que o produtor rural tome algumas medidas preventivas e de controle. O ideal é evitar a disseminação do problema para áreas onde ele ainda não exista. Para isso, medidas como a rotação de culturas com milheto e crotalárias, por exemplo, além do uso de cultivares resistentes, são as mais indicadas.  Segundo Andressa Zamboni Machado, pesquisadora na área de proteção de plantas de nematologia do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), atualmente, as principais espécies de nematóides que atacam o feijoeiro são os Pratylenchus brachyurus e duas espécies de Meloidogynes, o Meloidogyne incognita e o Meloidogyne javanica. Entretanto, outras espécies podem ocorrer, como a Meloidogyne paranaensis, Meloidogyne mayaguensis e Heterodera glycines, nematóide de cisto de soja. 

— Na parte aérea da planta, não é possível observar um sintoma muito específico, mas, geralmente, as plantas ficam com o tamanho reduzido, ocorre uma clorose e amarelecimento geral da cultura. Esses sintomas ocorrem em reboleiras e, por isso, é difícil a identificação pela parte aérea — afirma a pesquisadora.

De acordo com ela, as espécies de Meloidogynes podem causar um sintoma atípico nas raízes, que é o aparecimento de galhas parecidas com os nódulos, mas que não se destacam facilmente. No caso dos Pratylenchus, outra espécie importante, aparecem lesões escurecidas em todo o volume do sistema radicular.

— Esses nematóides podem afetar a produção, em média, em 10%. No entanto, em áreas altamente infestadas, a queda de produtividade pode passar de 50% — conta.

Quando o assunto é prevenção, a principal forma, de acordo com Andressa, é evitar a disseminação do problema para áreas onde ele ainda não exista. Ela diz que o nematóide é disseminado, principalmente, através de maquinário agrícola.

— Por isso, é importante que o produtor tenha o cuidado de lavar o maquinário antes de mudar os tratos culturais de uma área para outra. Além disso, os nematóides podem ser disseminados através da poeira levantada pelo maquinário e enxurradas — explica. 

Todavia, o controle ideal seria o uso de cultivares resistentes, ainda segundo ela. Para Andressa, no caso da cultura do feijão, existe um lapso de informações a respeito de cultivares e, por isso, o Iapar está iniciando os trabalhos para testar cultivares atuais no sentido de buscar as mais resistentes.

— Na ausência dessas cultivares resistentes, o principal método de controle é a rotação de culturas, utilizando plantas que não são hospedeiras do nematóide, como algumas espécies de crotalárias, milheto, entre outras. Existem alguns trabalhos iniciais que apontam o tratamento de sementes como uma boa forma de controle de nematóides em feijoeiro. No entanto, esses produtos ainda não estão registrados — acrescenta.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Iapar através do número (75) 3312 -8048.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 10/11/2011

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Leguminosas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada