|
|
Fernando Goss e Manuela Bergamim, Embrapa Pecuária Sul
25/09/2014
|
Carregando...
Na Agrotecno Leite deste ano a Embrapa Pecuária Sul está apresentando três novas cultivares de leguminosas forrageiras, lançadas em agosto passado. O evento, que é considerado um dos maiores em pecuária leiteira do país, termina nesta quinta, 25 de setembro, no município de Passo Fundo (RS). Amostras das cultivares BRS URS Entrevero de trevo-branco, URS BRS Posteiro de cornichão e BRS Piquete de trevo-vesiculoso, estão à disposição do público no estande da Embrapa e cultivadas em parcelas nos campos de pesquisa da Universidade de Passo Fundo, local do evento.
URS BRS Posteiro de cornichão é recomendada para sobressemeadura em campos naturais e consórcios com gramíneas forrageiras de inverno
As três novas cultivares de leguminosas forrageiras são recomendadas para formação de pastagens cultivadas consorciadas e para sobressemeadura em pastagens naturais na região Sul do Brasil. As cultivares foram desenvolvidas a partir de um convênio firmado entre a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a Associação Sul-brasileira para o Fomento de Pesquisa em Forrageiras (Sulpasto). Participam do processo de pesquisa e desenvolvimento cinco unidades da Embrapa: Pecuária Sul, Gado de Leite, Trigo, Milho e Sorgo e Clima Temperado.
De acordo com o pesquisador Daniel Montardo, de modo geral, as leguminosas forrageiras, quando consorciadas com gramíneas ou sobressemeadas em campos naturais, incrementam a qualidade dessas pastagens por possuírem boa digestibilidade e elevados teores de proteína. Além disso, através da simbiose com bactérias do gênero Rhizobium, fixam nitrogênio atmosférico, reduzindo a necessidade de adubações nitrogenadas com o passar do tempo. Durante a exposição, analistas e pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul estarão repassando informações técnicas para o público.
BRS Piquete de trevo-vesiculoso é recomendada para áreas mais altas e bem drenadas
Uma das cultivares apresentadas é a BRS URS Entrevero de trevo-branco. A cultivar é recomendada para sobressemeadura em campos naturais e consórcios com gramíneas forrageiras de inverno em áreas mais baixas, planas e com bom teor de umidade. Já a cultivar URS BRS Posteiro de cornichão é recomendada para sobressemeadura em campos naturais e consórcios com gramíneas forrageiras de inverno em áreas mais altas e bem drenadas de toda a região sul do Brasil. A terceira cultivar, BRS Piquete de trevo-vesiculoso, também é recomendada para áreas mais altas e bem drenadas e por ser anual, pode ser mais facilmente utilizada para compor sistemas de integração lavoura-pecuária.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |