Carregando...
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promove até esta quinta-feira (10) o curso de atualização sobre a cultura do feijão. Cerca de 80 produtores de sementes, agrônomos e estudantes de nível superior participam, nesta semana, do curso, que terá 20 palestras de pesquisadores do Iapar, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Embrapa Arroz e Feijão.
A maioria dos participantes é do Norte do Estado, mas há muitas pessoas de outras regiões do Estado. O agrônomo Pedro Saito é o responsável técnico pela Sementes Stocker, empresa sediada em Corbélia, a 30 quilômetros de Cascavel, parceira do Iapar naquela área do Oeste. Segundo Saito, a participação no curso é necessária para repassar o conhecimento aos cooperados e corpo técnico da companhia. “Os pesquisadores nos recomendam as técnicas corretas e nós vamos tentar colocá-las em prática”.
“A leguminosa faz parte do nosso sistema de produção como rotação de cultura e opção de renda para o agricultor em determinadas épocas do ano, como agora, em dezembro e janeiro, com a safra das águas”, explica ele.
Segundo a organizadora do curso, a pesquisadora do Iapar Vânia Cirino, as discussões técnicas do evento vão se transformar na segunda edição do livro “O feijão no Paraná”, que provavelmente será lançado no aniversário de 40 anos do instituto no ano que vem. “Cada palestra vai se transformar em um capítulo deste livro, que teve a primeira edição lançada em 1988, quando foi realizado o último curso de atualização do feijão promovido pelo Iapar”, diz a pesquisadora. (Lucas Araújo)
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |