|
|
Kamila Pitombeira
23/09/2014
|
Carregando...
Uma nova tecnologia desenvolvida pela Embrapa promete reduzir o custo de produção, o uso de produtos químicos e a contaminação ambiental. O sistema, chamado Tomatec, é capaz de aumentar a produtividade em até 30% e promover uma economia de 10% para o bolso do produtor. Segundo José Ronaldo Macedo, pesquisador da Embrapa Solos, o Tomatec consiste em um conjunto de técnicas agronômicas do cultivo do tomate e conta com seis princípios fundamentais: a adoção do sistema de plantio direto, uso eficiente da água utilizando a irrigação por gotejamento, aplicação de adubos na forma solúvel, tutoramento vertical, manejo integrado de pragas e ensacamento.
— Esse projeto visa ainda reduzir ao máximo o uso de agrotóxicos. Hoje, o cultivo do tomate tem apresentado análises de resíduos com taxas acima do permitido pela lei. Portanto, a proposta do Tomatec visa à conservação do solo, além da diminuição dos resíduos — afirma o pesquisador.
Com o sistema, Macedo diz que é possível diminuir perdas por erosão do solo e, consequentemente, diminuir a contaminação dos mananciais. Já em relação ao uso eficiente da água, através da irrigação por gotejamento, há uma economia tanto na quantidade de água quanto na quantidade de adubo utilizado.
— Quando o assunto é a diminuição de agrotóxicos, resultados obtidos indicaram a diminuição de até 50% na quantidade de produtos químicos utilizados. Análises feitas no Instituto Nacional de Controle de Qualidade da Fiocruz demonstraram ainda que a técnica extingue os resíduos dos frutos. Portanto, existe a questão da preservação ambiental e da saúde do próprio produtor e consumidor — conta.
A produtividade também conta com benefícios. O pesquisador diz que estudos mostraram ainda que o uso do sistema Tomatec consegue aumentar a produtividade em 30%. Isso porque as perdas de frutos por causa de pragas é reduzida com o ensacamento e o produtor obtém frutos no tamanho padrão até o último momento da colheita devido ao uso da fertirrigação. O sistema pode ainda ser adaptado a outras culturas.
— Quando o produtor introduz o sistema, ele consegue obter uma economia de até 10% na produção. Já o preço de mercado dos tomates ainda não varia no mercado, mas alguns produtores já contam com o fator diferencial, ou seja, algumas pessoas optam por comprar com eles por saberem que os produtos apresentam melhor qualidade — afirma o entrevistado.
Macedo diz ainda que a proposta da Embrapa é conseguir adotar a certificação ambiental para esses agricultores que produzem no sistema Tomatec. Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Solos através do número (21) 2179-4500.
Reportagem exclusiva originalmente publicada em 28/10/2011
|