dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Aves      
Frango orgânico é opção para produtor familiar
Sistema onde alimentação dos animais é certificada garante sabor da carne diferenciado e maior preço de mercado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
05/06/2012

Cada vez mais crescente no país, o mercado orgânico atinge também a avicultura. A prática leva em consideração o bem estar animal e a alimentação com base em alimentos orgânicos e certificados. Além disso, os animais são criados com acesso a pastagens, o que faz com que a carne seja mais consistente, além de diferenciada em sabor. Apesar do maior custo de produção, o frango orgânico tem sido bastante procurado e garante preço de mercado superior ao do frango convencional, uma boa opção para produtores familiares.

Segundo João Pedro Zabaleta, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, a avicultura orgânica procura minimizar o uso de agroquímicos, além de levar em consideração também o bem estar animal.

— A prática se preocupa muito com a questão do bem estar animal com relação ao tamanho do lote e à questão do confinamento, procurando criar um ambiente mais próximo do natural. Com isso, se obtém um produto diferenciado — afirma o pesquisador.

No sistema convencional, as aves são criadas sem acesso a pastagens e utilizam alimentação à base de milho e soja, sem a necessidade de serem orgânicos. Na avicultura orgânica, os produtos devem ter origem orgânica e devem ser certificados.

—O manejo orgânico procura oferecer melhores condições aos animais de forma a minimizar o estresse. Com isso, existe uma menor necessidade de medicamentos. O frango convencional é um produto de boa qualidade, mas existe uma crescente demanda do mercado por produtos diferenciados. É aí que entra esse tipo de criação — explica Zabaleta. 

Para os animais, existe a questão do benefício do manejo, já que o manejo é diferenciado, como conta o pesquisador. Já para o consumidor, a vantagem é a melhor qualidade sensorial do produto, ou seja, uma gema mais amarelada e com maior teor de carotenóides. Ainda de acordo com ele, esse sistema estimula o desenvolvimento da agricultura familiar em várias localidades do país. Isso gera renda e desenvolvimento local.

— No momento em que oferecemos melhores condições de bem estar aos animais e os estimulamos a caminhar e pastar, geramos um maior gasto de energia. Com isso, parte da energia não será convertida diretamente em músculo e peso, ou seja, o frango terá menor ganho de peso. Só que a consistência da carne será diferente. Assim, teremos uma carne mais firme com sabor diferenciado. Essa é uma carne muito procurada por pessoas da área de gastronomia que costumam preparar pratos especiais — conta.

Por exigir um manejo mais intensivo, Zabaleta afirma que o custo de produção da avicultura orgânica é maior. No entanto, isso é repassado ao consumidor que paga mais por esse produto.

— Pelas experiências que temos na região, os avicultores costumam vender o frango orgânico por um preço que varia entre R$7 e R$12 por quilo. Esse mercado é crescente, de volume muito grande e existe uma grande procura internacional por esse tipo de produto. A avicultura brasileira tem uma boa possibilidade de produzir esse frango orgânico e transformar isso em uma fonte de renda interessante para a avicultura familiar — conclui ele.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Clima Temperado através do número (53) 3275-8100.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Philipe Corcino
09/09/2011 - 08:20
Muito boa opþÒo!! s¾ nos resta agora encontrar alternativas para disseminar as tecnologias orgÔnicas e sustentßveis por todo o PaÝs!

Felipe Porto Albernaz
29/06/2016 - 17:40
Show de bola!!!

Realmente da pra perceber a qualidade de um frango "gordo" para um orgânico.
até pós-digestão você sente uma diferença.
Vale a pena pagar um produto um pouco acima do mercado pra sua saúde ficar em dia!

http://thiagoorganico.com/2016/05/18/frango-organico-e-academia/
Confira mais informações

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Avicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada