Carregando...
Iluminação, equipamentos, estufa, irrigadores, etc. Grande é a necessidade de energia nas propriedades rurais. Para economizar em energia elétrica e também não ficar dependente das companhias de abastecimento, muitos produtores já contam com geradores de energia. Mas é possível economizar ainda mais, buscando no lixo, o combustível para suprir a necessidade energética.
É claro que não é qualquer lixo nem qualquer equipamento que podem proporcionar essa economia, mas já estão disponíveis no mercado produtos que funcionam com biogás, aquele gás resultante da decomposição de dejetos animais e que é extremamente tóxico ao meio ambiente. Só para fins de comparação, o metano, um dos componentes do biogás, contribui 23 vezes mais para o efeito estufa do que o CO².
Ou seja, utilizando um produto como esse, o produtor garante energia, economia e beneficia o meio ambiente, pois dá fim a esse gás poluente. Além da emissão de biogás, quando os dejetos animais não são tratados, eles podem contaminar o solo e lençóis freáticos.
Para a produção dessa bioenergia, o produtor rural precisa dispor de um biodigestor, que é um depósito coberto onde as fezes animais serão tratadas por um período de 30 a 35 dias. Durante esse processo, é produzido o biogás, que é acumulado e torna-se combustível para os equipamentos. Na linha Bio Soluções, da Branco, são motobombas, motor e geradores que podem funcionar com biogás. No caso dos geradores, a principal utilização é na iluminação de ambientes, aquecimento de granjas e a secagem de grãos. Ou seja, é o lixo produzido na propriedade que atua diretamente em etapas importantes da produção.
Dependendo do modelo, o equipamento funciona uma hora com 2 ou 4m3 do biogás, que pode ser integralmente obtido no próprio sistema. Cinquenta bovinos geram diariamente biogás suficiente para alimentar o gerador de menor potência durante 24 horas e o de maior potência por até 12 horas.
O processo de decomposição resulta também em um líquido chamado de chorume, que pode ser usado como biofertilizante, pois é rico em nitrogênio, tornando desnecessária a compra de adubos químicos para certos tipos de cultura. Por ser 100% natural, o plantas têm maior produtividade e o gado não rejeita o pasto. E uma motobomba funcionando a biogás pode ser responsável pela irrigação do chorume, completando a sustentabilidade do sistema.
|