dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Agroenergia    
Etanol mitiga cerca de 80% de gases estufa
Pesquisas podem trazer ao Brasil possibilidade de exportação do biocombustível para EUA e Europa
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
13/08/2013

Para mitigar a emissão de gases de efeito estufa, diversos países vêm buscando alternativas como o uso de biocombustíveis, por exemplo. Nesse caso, pesquisas mostram que o etanol da cana pode mitigar cerca de 80% das emissões de gases de efeito estufa quando comparado à gasolina. Nos Estados Unidos e Europa, pesquisas mostraram que o etanol ultrapassa a marca mínima exigida para o desempenho no caso específico de gases de efeito estufa. Para o Brasil, abrem-se novos mercados e a possibilidade de exportação do biocombustível. O Mercado de Carbono hoje no Brasil é um dos temas do Fórum Produção, Conservação e Lucratividade – A Economia Verde Como Via de Equilíbrio, organizado pelo Portal Dia de Campo, no dia 26 de outubro, em Campinas (SP). 

Segundo Joaquim Seabra, professor da Unicamp e pesquisador em bioenergia com foco em avaliação técnico-econômica-ambiental de novas tecnologias, a pegada de carbono está ligada ao conceito de avaliação do ciclo de vida, ou seja, quais são os potenciais impactos ambientais ligados à produção e uso de produtos e serviços.

— No caso específico da bioenergia, em uma pegada de carbono devemos avaliar qual foi a emissão total na produção levando em conta a cadeia inteira de suprimentos para a produção de um determinado energético — afirma o professor.

De acordo com ele, quando se fala no consumidor, no caso do Brasil, já existe uma matriz energética, em termos de gases de efeito estufa, com emissão menor que a média mundial. Portanto, somente o consumo de energia elétrica, a princípio, já tem uma pegada menor. No entanto, para ele, optar por recursos como o etanol como combustível é uma maneira de mitigar os gases de efeito estufa.

— No caso do Brasil, existe um consenso de que as emissões de gases de efeito estufa relacionadas à produção do etanol da cana são as menores por unidade energética produzida comparadas a qualquer alternativa existentes para biocombustíveis. O etanol de cana pode mitigar cerca de 80% das emissões de gases de efeito estufa associados à gasolina, por exemplo. No entanto, existe uma incerteza relacionada a questões de mudanças do uso da terra — conta Seabra.

O entrevistado diz que, no contexto regulatório internacional, foi realizada uma análise nos Estados Unidos, pela Agência Ambiental Americana (EPA), sobre a entrada do etanol no contexto do norte-americano para o consumo de energia de bicombustíveis. Ele explica que, para entrar nesse mercado, o etanol de cana teria que reduzir as emissões comparadas à gasolina em 50%.

— Então, eles realizaram essa avaliação e comprovaram que o etanol seria capaz de mitigar em 50% as emissões. Essa é uma excelente notícia e um estímulo para a produção e exportação do etanol para os EUA — conclui ele.

Já na Europa, o entrevistado afirma que estudos semelhantes foram feitos e alguns valores padrões foram adotados para o estímulo de recursos renováveis. Nesse caso, o etanol também ultrapassou a marca mínima exigida para o desempenho no caso específico de gases de efeito estufa.
— A expectativa de evolução para o etanol nos próximos 10 anos é muito grande. Temos um avanço tecnológico esperado muito claro e qual o benefício que isso vai trazer. Então, hoje o desempenho já é bom, mas para o futuro, tende a melhorar ainda mais — garante.

Para mais informações sobre o evento, basta acessar o link http://www.diadecampo.com.br/forumeconomiaverde/.

 Reportagem exclusiva originalmente publicada em 11/10/2011 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agroenergia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada