Carregando...
A CATI lançou, no mês de agosto, o Manual Técnico de Goiaba - do plantio à comercialização. Essa publicação abrange todas as questões relacionadas ao cultivo dessa frutífera, abordando tópicos que vão da biologia floral, propagação vegetativa e principais cultivares a temas específicos, como controle de nematóides, principais doenças, podas, irrigação, colheita e pós-colheita, processamento e um panorama dos cultivares de mesa no maior mercado atacadista do Estado de São Paulo, a Ceagesp.
Segundo o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, a necessidade de publicação desse manual se deu em virtude do diagnóstico realizado pelos Conselhos Municipais e Regionais de Desenvolvimento Rural, com a participação dos agricultores, e que apontaram as necessidades da cadeia produtiva de fruticultura. Uma dessas foi a cultura da goiaba. Ele destacou a importância da integração de diversas instituições no preparo de um material completo, que tem por finalidade levar o conhecimento para o agricultor produzir com qualidade e assim obter lucro com a atividade.
Para Aloisio Costa Sampaio, professor da Unesp de Bauru e um dos autores do manual de goiaba, essa iniciativa conjunta possibilita a transferência de conhecimento obtido através das instituições de pesquisa para o produtor rural. Ele afirma que acredita na CATI como um veículo de extensão rural na transferência de tecnologia aos agricultores. Ele destaca que a publicação não é a primeira. “Começamos com o maracujá e a próxima é o abacaxi. Nosso objetivo e compromisso é levar aos pequenos agricultores as ações desenvolvidas pelas instituições de pesquisa visando sempre a qualidade na produção do campo”.
Para abordar todos esses temas inclusos no manual e sua importância socioeconômica para a agricultura paulista, foram convidados extensionistas e pesquisadores em uma parceria que reuniu a CATI, a APTA, a UNESP, ESALQ/USP) e a Universidade do Sagrado Coração (USC). A coordenação ficou a cargo do Professor Aloísio Costa Sampaio (Unesp/Bauru) e a revisão técnica é do engenheiro agrônomo Riosuke Kavati, da CATI Regional Lins.
O Manual Técnico sobre a cultura da goiaba pode ser adquirido através do site www.cati.sp.gov.br ou solicitado nas Casas da Agricultura, distribuídas na maioria dos municípios paulistas. (Suzete Rodrigues/ Nathália Sena)
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |