dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/11/2024            
 
 
    
Evento  
Miniusina de laticínios Via Láctea apresenta tecnologias da Epamig na Agriminas em BH
Através de um estande de vidro, o público poderá acompanhar todo o processo de produção de laticínios, em pequena escala
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epamig
12/08/2011

A tecnologia de fabricação de queijos, bebidas lácteas e iogurtes desenvolvida pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) será uma das atrações que a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) vai apresentar na 6ª Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (Agriminas), na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. Durante o evento, que será realizado de 18 a 21, a miniusina Via Láctea vai reproduzir para o público o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto.

Através de um estande de vidro, a Via Láctea vai permitir que o público acompanhe passo a passo todo o processo de produção de laticínios, em pequena escala. Ao final, os visitantes degustam os produtos e recebem informações de um técnico da EPAMIG sobre como produzir, quais os equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos, explica a coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia do ILCT, Luiza Albuquerque.

Segundo ela, o acompanhamento dos processos de fabricação de produtos lácteos permite que o pequeno produtor tenha uma ideia do funcionamento de uma indústria e, a partir daí, possa implementar seu próprio negócio. “A possibilidade de fabricação de produtos lácteos em pequena escala, dentro dos padrões de qualidade, é um aspecto importante repassado ao público. Com os conhecimentos difundidos pela Via Láctea, os agricultores familiares podem se unir em cooperativas ou associações e iniciar a produção, aumentando a renda familiar e melhorando a qualidade de vida”, ressalta Luiza Albuquerque.

Na Agriminas, a previsão é processar, diariamente, cerca de 200 litros de leite para a fabricação de iogurte, bebidas lácteas, leite aromatizado de morango, pêssego e ameixa, mussarela, nozinhos de queijo, queijo Minas frescal tradicional e com milho. O evento, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), é o mais importante do setor em Minas Gerais, voltado exclusivamente para promover, fortalecer a imagem e profissionalizar o trabalho desenvolvido pela agricultura familiar, além de ser um importante espaço para abertura de mercado. Na edição deste ano, estarão presentes cerca de 130 expositores com produtos da agroindústria e peças artesanais, com expectativa de receber mais de 30 mil pessoas. 

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agroindustria
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada