|
|
Juliana Royo e Kamila Pitombeira
11/05/2011
|
Carregando...
Produzida com o objetivo de eliminar excessiva mão-de-obra, a plataforma para colheita de laranja MIAC/Colombo foi apresentada na Agrishow 2011, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio. A máquina, única apresentada ao mercado, promete facilitar o trabalho dos operadores e assim diminuir a quantidade de mão-de-obra na plantação.
Segundo Luiz Antônio Vizeu, gerente de marketing da Colombo, ela é automotriz, anda na entrelinha de laranja e possui cestos, onde se localiza o operador. Esse operador pode elevar o cesto mecanicamente, colocá-lo de maneira bem próxima ao local onde pretende colher e assim realizar a colheita. Tudo é controlado pelo próprio operador através de um controle remoto acoplado aos cestos.
— Toda laranja colhida nessa máquina é colocada em um saco big bag que, quando está cheio, pode ser deixado do lado da lavoura para ser recolhido depois. A produção de laranja é bem localizada, mas onde a declividade permitir, ela será comercializada — afirma.
O gerente diz ainda que a máquina está passando por um período de demonstração para, só então, ser liberada para a comercialização. De acordo com ele, ela ficará disponível para todas as regiões do país e é considerada uma grande novidade, já que não existe nenhuma outra sendo comercializada no momento.
Para Vizeu, como toda cultura depende muito de mão-de-obra, existe uma grande demanda para eliminar essa dependência ou, pelo menos, aumentar a produtividade do colhedor de laranja, que é onde a máquina está inserida.
— A ideia dela é trabalhar com sete pessoas: um operador e seis colhendo. Esse pessoal deve substituir em torno de 35 pessoas, que estariam colhendo manualmente com escada, ou seja, trabalhando com o processo tradicional — diz Vizeu.
Segundo o gerente, a previsão de comercialização da plataforma é de três meses. Ele conta que, nesses próximos meses, a empresa trabalhará em parceria com produtores de laranja para medir toda a capacidade operacional da máquina e sua viabilidade econômica.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Colombo/MIAC através do número (17) 3572-9000.
|