Será em fevereiro durante a DINAPEC (Dinâmica Agropecuária na Embrapa Gado de Corte) em Campo Grande, MS, que a Embrapa fará a apresentação de um novo capim para pastagens, a ser lançado em parceria com a UNIPASTO - Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras Tropicais (www.unipasto.com.br). Trata-se da BRS Tupi, cultivar de B. humidicola adaptada a solos de baixa e média fertilidade e tolerante a alagamentos temporários assim como a variedade comum e a cultivar Llanero conhecida como dictioneura. O lançamento oficial ocorrerá em junho de 2011, durante a FEICORTE, em SP, e as sementes estarão disponíveis exclusivamente nas empresas cooperadas da UNIPASTO a partir de setembro de 2011.
A cultivar Tupi é resultado de seleção massal, em populações derivadas de uma planta trazida do Burundi, no leste da África, pelo CIAT-Centro Internacional de Agricultura Tropical, com sede na Colômbia que realizou viagens de coleta entre 1984 e 1985 no continente africano. Os trabalhos de avaliação e seleção foram coordenados pela Embrapa Gado de Corte e conduzidos em diversas regiões do Brasil. Nas avaliações regionais, a BRSTupi se destacou por seu vigor, produtividade e boa distribuição da produção ao longo do ano, além de boa persistência sob pastejo, capacidade de suporte e desempenho animal. Esta cultivar foi registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em maio de 2004 e recebeu o certificado de cultivar protegida em julho de 2009.
A BRS Tupi forma touceiras atingindo altura vegetativa de 50-75 centímetros, mas é estolonífera como as outras duas cultivares de B. humidicola. Devido a seu intenso perfilhamento forma estandes densos tendendo ao acamamento se não manejados mais intensamente. Para diferenciá-la das outras duas, basta observar as bainhas das folhas que são estriadas, com pilosidades claras chamadas de tricomas, enquanto as da humidicola comum são glabras, i.e. sem pelos. A cv. Tupi tem 36 cromossomos, enquanto a comum e a Llanero possuem 54. As anteras são de cor amarelo clara, em contraste com o roxo da cultivar comum, e os estigmas são de cor vermelho tinto, enquanto na Llanero, esse órgão é branco com pontas roxas e, na humidicola comum, roxo escuro a preto.
Essa nova cultivar tem boa produção de sementes e destaca-se pela taxa de crescimento e disponibilidade de folhas sob pastejo, superior à da cultivar comum. Uma reportagem sobre a cv. BRS Tupi foi publicada na DBO Rural de dezembro de 2010 e resumo resultados de experimentação sob pastejo. Em experimento conduzido na Embrapa Acre pelo pesquisador Carlos Maurício Soares de Andrade, a BRS Tupi apresentou maior quantidade de massa seca de folhas na estação seca e menor de colmos nas águas, tendo resultado daí uma melhor relação folha/colmo durante o período de avaliação. As avaliações a pasto indicaram maior ganho de peso individual na seca, em razão de sua melhor relação folha/caule e boa digestibilidade (50 a 61% nas folhas e 42 a 48% nos colmos). Os animais ganharam 214 g contra 84 g/cabeça/dia da cultivar comum. No ano, sua produção foi 16,4% superior comparada à humidicola comum, principalmente na seca, quando sustentou lotação mais alta e garantiu produção de mais peso vivo por hectare.
Nos testes com as cigarrinhas-das-pastagens Notozulia entreriana e Deois flavopicta, a nova cultivar apresentou resistência por tolerância, isto é, a cv. BRSTupi, como as duas outras, são boas hospedeiras do inseto, mas não sofreram danos severos a campo. No entanto, ao se comparar o nível de resistência por tolerância, a BRS Tupi suportou mais os ataques do inseto do que a comum.
A BRS Tupi é, portanto uma excelente alternativa de diversificação de pastagens com qualidade e produtividade, para áreas úmidas ou com drenagem deficiente onde hoje são plantadas unicamente a humidicola comum e a cv. Llanero
Foto da cv. BRS Tupi em Campo Grande, MS em ensaio sob pastejo
|
Nelsomar Pereira Fonseca
21/09/2011 - 16:20
Assistindo pela tv. entrevista com pesquisador EMBRAPA - Acre, sobre forrageiras BRS TUPI e GRAMA ESTRELA ROCHA, depois procurei pela internete, e gostei dos resultados apresentados, preparei 4,0 ha para palntio de BRS TUPI,fiz analese de solo, correþÒo e incorporaþÒo do calcario, esperando pela chegada do fertilizante.Agora estou tendo um grande problema, pois nÒo estou encontrando sementes da BRS TUPI. Gostaria que enviasse para mim onde posso encontrar para comprar, e se tem como tambÚm adquirir mudas da estrela rocha, para multiplicar. Moro em Mutum-MG, faz. EstÔncia do CEDRO, CEP - 36955-000, tel-33.99818422 part. e 33.99167999faz. Atenciosamente,
Nelsomar Pereira Fonseca
zonias marciel soares
21/11/2011 - 23:35
ola , moro em Mutum MG , quero adquirir semente humidicola Tupi , onde encontrar. Favor entrar em contato , Tel. 33 33122377 , email , nutriminasagro@gmail.com. Agradeco atencao , obrigdo
jjose carlos teofilo otoni mg f.33 88231722
18/06/2012 - 17:59
gostaria local onde comprar semente capim tupi favor emformar fone ou enderesso do vendedor deste capim
Equipe Portal Dia de Campo
19/06/2012 - 09:39
Prezado José Carlos,
Para mais informações sobre a BRS Tupi, o senhor deve entrar em contato com a Embrapa Gado de Corte através do número (67)3368-2000.
Agradecemos a participação. Att, Equipe Portal Dia de Campo
JOSÉ LÚCIO FERRAZ DA ROCHA
01/11/2013 - 11:59
Excelente reportagem sobre este novo produto BRS Tupi. Onde comprar a semente em Belo Horizonte Ou outra localidade e qual o custo da saca.
Att.
José Lucio
Paulo
14/08/2014 - 07:32
onde posso achar a BRS TUPI , para pequena quantidade tipo 5 KG, cergiomangalarga@hotmail.com
Lincoln Marafon
27/09/2018 - 13:31
Gostaria de obter o contato do pesquisador citado nesta matéria, o senhor Carlos Maurício Soares de Andrade. Carlos Maurício Soares de Andrade. Vou fazer um grande plantio da Tupi, mas gostaria antes de conversar com ele sobre os resultados da pesquisa.Se alguém puder ajudar, grato!!!!!
|