|
|
Embrapa Suínos e Aves
05/11/2010
|
Carregando...
Organizar uma rede de laboratórios para geração e utilização de biogás aproximando as ações de pesquisa entre Embrapa Suínos e Aves e Itaipu Binacional foi uma das estratégias estabelecidas durante o encontro dessa quinta-feira, dia 4, entre representantes das duas instituições. “O objetivo é unir as competências de geração e utilização do biogás para gerar energia e atender uma diretriz de governo que estabelece a redução do efeito estufa no meio rural com alternativas viáveis e de renda”, explicou o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz.
Para um dos diretores da Itaipu Binacional, Cícero Bley, a intenção é a de criar uma nova economia a partir dos resíduos animais, que é o biogás, e gerar produtos como a energia elétrica, automotiva e térmica. “A cooperação entre Embrapa e Itaipu pode encontrar um ponto de pesquisa muito importante para ajudar o produtor rural a resolver o problema causado pelos dejetos”, afirmou Cícero.
Além da estruturação da rede de laboratórios, o projeto de cooperação também prevê a capacitação e a instrução de técnicos e produtores.
A reunião ocorreu na sede da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia/SC, teve como objetivo o delineamento de estratégias de cooperação para desenvolvimento, validação e utilização do biogás a partir de resíduos de animais.
Sobre o projeto – Em abril deste ano foi assinado um convênio para a viabilização do projeto “Apoio, pesquisa, parametrização dos equipamentos, capacitação, e treinamento no projeto Condomínio de Agroenergia no Ajuricaba em Marechal Cândido Rondon”. Ele foi elaborado em setembro de 2009, em parceria firmada pela ITAIPU Binacional, pela Coordenadoria de Energias Renováveis (CER.GB), a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) e a Fundação de Apoio e Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agrononegócio (Fapeagro).
O projeto surgiu diante da necessidade de promover a redução dos impactos ambientais produzidos pelos efluentes e resíduos orgânicos (dejetos) gerados em estabelecimentos de Agricultura Familiar no Estado do Paraná, principalmente da região Hidrográfica Paraná III, correspondente ao efluente no Reservatório de Itaipu.
A Embrapa Suínos e Aves prestará suporte técnico ao projeto, que envolve a construção dos biodigestores, a produção do biogás, purificação, a capacitação dos técnicos e agricultores envolvidos na atividade. (Monalisa Leal Pereira)
|