dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
     
Nova metodologia reduz período de quarentena das plantas importadas
Tempo foi reduzido de 1 a 2 anos para apenas 2 meses porque diagnóstico de doenças já pode ser feito assim que a planta apresenta folhas
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
09/07/2010

Uma nova metodologia na análise de doenças em plantas importadas em quarentena vai acelerar os trabalhos de desenvolvimento de pesquisas e tecnologias. A notícia é ótima tanto para pesquisadores quanto para produtores. Com o tempo de espera da quarentena reduzido, os cientistas poderão começar os estudos, principalmente de melhoramento genético, mais rapidamente. Isso significa que as tecnologias vão chegar ao campo para o produtor em menos tempo.

As análises moleculares da pesquisa, por enquanto, só foram feitas na cultura da cana-de-açúcar, mas se aplicam à maioria das plantas. No caso da cana, o tempo de quarentena foi reduzido de um a dois anos para apenas dois meses. A redução foi possível graças a uma tecnologia que permite a realização da coleta de dados, que analisa se a planta possui ou não uma doença, assim que as primeiras folhas começam a surgir. Antes, era preciso esperar pelo período de latência, em que começam a aparecer os sintomas, que podia levar até dois anos.

A metodologia pode ser aplicada a diversas culturas e as pesquisas com a coleta de dados fitossanitários da uva já estão em andamento. A nova tecnologia só é indicada para casos em que o período de latência é muito grande e isso ocorre na maioria das doenças. Além de acelerar o processo de pesquisas de melhoramento, a nova metodologia de análise também é mais econômica porque, quanto mais tempo se espera para a planta sair do período de quarentena, mais gastos se tem para manter a infraestrutura necessária para o isolamento.

— Diminui para cerca de dois meses porque desenvolvemos uma metodologia em que é possível fazer a coleta e análises quando a planta transplantada já começa a ter aquelas folhinhas. Geralmente, as plantas são importadas para programas de melhoramento, se você libera as plantas mais rapidamente você facilita este processo de melhoramento. Se a planta fica menos tempo na quarentena, obviamente você vai gastar muito menos porque quanto mais tempo fica gasta-se mais para manter as plantas na quarentena. Já estamos fazendo testes para uvas. No caso da cana, nós testamos a amarelinho, mosaico, escaldadura e carvão — explica a pesquisadora Haiko Sawazaki, do Instituto Agronômico de Campinas.

A quarentena é o período em que as plantas importadas devem ficar isoladas, em observação, antes de serem liberadas de rodovias que fazem fronteiras com outros países ou dos aeroportos e portos internacionais. Esta medida é necessária para evitar que doenças de outros países entrem no Brasil e contaminem as plantações brasileiras. É preciso esperar o período de latência para que as doenças se manifestem, o que pode levar muito tempo.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Análise de Dados
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada