Mais uma safra (2010) se inicia com o setor saindo de um ano onde muito se falou em crise, trazendo a incerteza para o pecuarista, onde muitas áreas deixaram de ser formadas ou reformadas, postergando o plantio para este ano.
Para quem vai plantar este ano, a expectativa é favorável, mas cuidados devem ser tomados, e com isto a necessidade de se fazer uma programação das ações a serem tomadas durante o ano, devem ser cuidadosamente consideradas e analisadas. Estes cuidados iniciam-se com uma amostragem criteriosa da área a ser formada, seguida de correções, caso seja necessário.
O preparo de solo virá a seguir com o objetivo de deixá-lo em condições de receber a semente, no ato do plantio. Devemos na ocasião estar analisando o solo para as correções necessárias, pois o tempo de se jogar as coisas a olho já vai longe, pois o nosso dinheiro hoje está contado.
É bom lembrar que sementes de forrageiras são miúdas, exigindo-se que o solo esteja bem destravado, para que possam germinar com sucesso e formar uma pastagem satisfatoriamente.
O passo seguinte é a escolha da variedade que deve seguir alguns critérios, como, fertilidade do solo, topografia, umidade, clima, precipitação, topografia, tipo de animal (bovino, equino, caprino, ovino) e tipo de exploração (leite ou carne).
Lembrando que se tivermos a intenção de rotacionarmos a área devemos estar fazendo com uma única variedade, pois o sistema não aceita duas variedades. Grande parte do seu sucesso vai estar ligado a cuidados nesta fase.
Enfim, a compra da semente é um momento de grande importância, pois devemos sempre atentar para alguns detalhes, tais como:
1- Só compre sementes de boa origem e de preferência onde o revendedor dê assistência técnica;
2- Verifique se a semente que está recebendo bate em espécie e padrões de pureza, germinação e valor cultural com a que foi comprada;
3- Guarde a nota fiscal e se possível o número do lote ou lotes que foram recebidos;
4- Se você adquiriu dois ou mais lotes diferentes, marque onde plantou cada um;
5- Retire uma amostra da semente e analise a germinação. Conte 100 sementes e semeie no quintal ou em um vaso. Se não ficar contente com o resultado contate a Cooperativa/Revenda. Lembramos que o famoso teste do esfregão (esfregar as sementes na mão), não nos mostra nada, além da granação da semente.
6- Guarde uma amostra da semente para aferições futuras, se necessário for;
7- Verifique se as condições da sacaria estão boas;
8- Anote as datas do plantio;
9- Qualquer problema acione imediatamente o revendedor para que este convoque a empresa, ou ele mesmo lhe preste uma assistência técnica;
10- Plante na época adequada e na devida profundidade;
11- Consulte sempre o departamento técnico da Cooperativa/Revenda em caso de dúvidas.
Semente de pastagem não tem necessidade de se jogar além da recomendação técnica. Quem recomenda que você jogue muita semente é porque não confia na sua qualidade ou quer que você gaste mais dinheiro comprando mais do que o necessário.
Consulte sempre um técnico especializado, para lhe ajudar na compra de suas sementes.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |