dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/11/2024            
 
 
    
Pragas        
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Juliana Royo
22/04/2010

Cada vez mais bactérias e fungos entomopatogêncios estão sendo estudados e utilizados no Brasil para combater pragas de diferentes culturas. A Embrapa Florestas lançou, no mês passado, o Bovemax, um bioinseticida que é composto por óleo vegetal e um fungo que causa doença na principal praga da erva mate. O produto não agride o meio ambiente porque não utiliza nenhum químico e é bastante seletivo porque o fungo mata apenas a broca-da-erva-mate, não causando riscos a outros animais e evitando qualquer tipo de contaminação. O óleo ajuda na adesão dos esporos do fungo à cutícula do inseto para aumentar a eficiência do produto.

— Até hoje, não se tinha nenhuma medida de contenção desta praga, que também é chamada de corinthiano pela sua coloração que é o corpo preto recoberto de pelos brancos. O que os agricultores utilizam até agora é a cata manual. Este vai ser o primeiro produto de combate à broca, então vai trazer facilidades aos produtores, que poderão utilizar a aplicação e terão grande eficiência no controle do inseto — explica a pesquisadora Susete Penteado, da Embrapa Florestas.

Além das vantagens ambientais e de manejo de controle da praga, outro benefício do Bovemax é a longa duração que ele proporciona. Por ser um fungo, quando a aplicação é feita ele contamina os insetos, que acabam morrendo. Mas o produto continua no ambiente porque é uma fonte do inóculo do fungo, então, apesar de já ter matado o inseto, ele continua presente no local onde a broca-da-erva-mate morrer podendo contaminar novas brocas.

O bioinseticida Bovemax já está com o registro temporário concedido pelas autoridades de fiscalização responsáveis e já foi negociado que a empresa Turfal (que também participou do desenvolvimento do produto) irá fazer a comercialização. Ainda é preciso aguardar a liberação total do Bovemax, mas a pesquisadora acredita que ainda este ano ele já estará disponível no mercado para os produtores.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
geraldo anzolin
06/04/2011 - 11:34
este bioinseticida BOVEMAX serß de grande importancia para o controle eficiente deste inseto que inibe a produþÒo da erva mate.
por gentileza gostaria de obter mais informaþ§es sobre como adquirir este produto. meu e-mail=geraldoanzolin@yahoo.com.br

geraldo anzolin
06/04/2011 - 15:54
como adquirir este produto

Juliana Royo
06/04/2011 - 16:08
O bioinseticida Bovemax foi desenvolvido pela Turfal.
Os senhores podem obter informaþ§es mais detalhadas com a pr¾pria empresa pelo telefone (41)3672-1292.

Atenciosamente,
Juliana Royo
Editora
Portal Dia de Campo

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Conteúdos Relacionados à: Bioinseticida
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada