Anatômica e funcionalmente, os membros dos eqüinos formam um conjunto perfeitamente harmônico com participação ativa de cada componente. O esqueleto é o arcabouço de todo corpo do cavalo e é o alicerce para o sistema de alavanca que as articulações exercem (THOMASSIAN, 2005)
O que é:
Osteoartrite pode ser bem definida como um processo não inflamatório das articulações móveis, caracterizado por degeneração, perda da cartilagem articular e desenvolvimento de proliferações ósseas nas superfícies e margens articulares.
A artrite séptica é o problema mais grave observado na articulação dos eqüinos. Ela pode resultar em uma rápida destruição da cartilagem articular e quando na presença de osteomielite, pode haver uma perda irreversível da superfície articular.
A artrite séptica é uma doença progressiva e erosiva das articulações, que leva o animal a uma claudicação severa, e requer um tratamento intenso e prolongado.
Etiologia:
As principais causas de artrite séptica são: via hematógena ou linfática (principalmente observada em potros com septicemia); traumatismos; por extensão (prolongamento de uma osteomielite ou celulite adjacente) ou infecção iatrogência (principalmente por meio de injeções intra-articulares). (ORSINI, 2006)
Sinais Clínicos:
Claudicação intensa, efusão somada a espessamento, edema e dor à manipulação.
Diagnóstico:
Depende da sensibilidade da articulação a infecção, do reconhecimento dos sinais clínicos, do adequado exame físico e da análise do líquido sinovial (através da artrocentese a qual constitui-se o melhor método diagnóstico).
Tratamento:
O tratamento da artrite séptica tem como objetivo eliminar o microrganismo causador da doença, remover os produtos deletérios da inflamação sinovial e a fibrina que podem danificar a cartilagem articular (STASHAK, 2006).
A terapia com antibiótico sistêmico é sempre utilizada, sendo penicilina e gentamicina (Gentomicin-Syntec) associadas, cefalosporinas, amicacina e associações de sulfa com trimetropin os mais utilizados.
Gentamicina (Gentomicin-Syntec) e amicacina são os antibióticos utilizados mais comumente por via intra-articular, sendo que a gentamicina oferece muitas vantagens pelo fato de atingir alta concentração sinovial com doses baixas, sem induzir significante sinovite.
A lavagem e drenagem da articulação são importantes no tratamento da artrite infecciosa para remoção de enzimas nocivas, fibrina e células inflamatórias que degradam a cartilagem articular.
|