dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/12/2024            
 
 
    
Suínos        
Agrosuíno transforma dejetos em fertilizantes orgânicos
Produto final é balanceado nutricionalmente e utilizado em plantadeiras tradicionais, gerando também um ganho ambiental
Baixe o PDF Baixe o PDF Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Margareth Santos
13/01/2010

O Projeto Agrosuíno, desenvolvido pela Embrapa Solos, sob a coordenação do pesquisador Vinicius de Melo Benites, aproveita os resíduos da suinocultura para a criação de fertilizantes organominerais granulados a serem usados em plantadeiras tradicionais. O produto final, desenvolvido a partir dos dejetos animais, é balanceado nutricionalmente e utilizado em máquina comum de plantio direto.

— A quantidade de dejetos suínos produzidos na região produtora de Rio Verde é impressionante, algo em torno de 1,6 milhão de metros cúbicos ao ano. Um material rico em potássio, nitrogênio e fósforo e pouco utilizado foi o que originou o trabalho para tentar calibrar melhor essa questão — comenta.

Parte sólida do
dejeto peneirada
será utilizada na
compostagem

De acordo com Benites, a pesquisa está na fase de avaliação agronômica do produto e foi constatado que é possível tecnicamente produzir um fertilizante organomineral de excelente qualidade, que atende às demandas do Ministério da Agricultura, e com características necessárias para nutrição, teores de nitrogênio, fósforo e potássio. A ideia é usar na agricultura em substituição ao fertilizante mineral e verificar qual o aditivo que a matéria orgância está somando ao produto, melhorando a sua qualidade.

— O trabalho passa por três diferentes fases e a primeira delas é a compostagem, onde nós otimizamos a mistura entre dejetos de suínos, que é líquido, com fontes de materiais palhosos, como bagaço de cana, e verificamos qual a opção para obter o melhor composto. Definido o composto, passamos a produzir o fertilizante usando diferentes fontes de fósforo para enriquecê-lo. Com as estapas cumpridas, o material é granulado. Inclusive, uma vez que se pode granular, abre-se um leque de opções futuras, já que podemos usar o mesmo procedimento para introduzir outros micronutrientes ao produto — esclarece. 

Fertilizante organo-
mineral produzido
a partir de resíduos
da suinocultura

Para ser lançada, a nova tecnologia precisa ser testada por três anos, a campo, para avaliação da sua eficiência. A safra 2009/2010 é a primeira avaliação desse produto, que está sendo examinado no Centro Tecnológico da Comigo (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano), nas culturas de soja e milho.

— A lucratividade da suinocultura é baixa, por isso qualquer acréscimo de valor à produção é bem vindo. Os resíduos são responsabilidade do produtor, portanto, a partir do momento em que se cria a possibilidade de transformar os resíduos em produto de valor comercial, ocorre um incremento econômico. O processo de aplicação do resíduo in natura no solo, usado hoje, acarreta perda de nutrientes. Com o fertilizante granulado, colocado em plantadeira, aproveita-se melhor os nutrientes, gerando também um ganho ambiental — afirma.

Experimento de
campo com o
fertilizante tendo
a soja como teste 

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Vicente Celso Tondo
03/10/2010 - 09:13
ParabÚns pela matÚria, penso que este Ú o futuro para tratar os dejetos de suÝnos quanto a quest§es ambientais e econ¶micas.
Gostaria de receber mais informaþ§es do Pesquisador em quest§es como a temperatura de secagem do grÔnulo, a introduþÒo no grÔnulo, de microorganismos benÚficos para a agricultura, como trabalhar a consistÛncia do grÔnulo para suportar adequadamente o plantio mecanizado?
Obrigado.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Fertilizantes
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada