dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/11/2024            
 
 
    
Nutrição Vegetal      
Fertilizantes organominerais produzidos a partir do dejeto de suínos
Trata-se da primeira fábrica deste tipo no Brasil. Além de produzir fertilizantes para uso em culturas como soja, milho e café, também trará benefícios ambientais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carlos Dias, Embrapa Solos
13/06/2014

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro) e a Calderon Consulting são parceiras da Agroceres, que teve projeto aprovado no Inova Agro, edital lançado pela Finep e BNDES, que busca apoiar empresas brasileiras com ênfase em ciência e tecnologia no desenvolvimento das cadeias produtivas de insumos para a agropecuária.

O Projeto Granja Comercial Modelo: Suínos tem como uma de suas ações implantar uma planta piloto onde serão desenvolvidos fertilizantes organominerais inovadores em escala pré-industrial a partir dos dejetos dos suínos. Esta será a primeira fábrica deste tipo no Brasil e a inovação está no processamento direto dos dejetos, o que evita o método tradicional de compostagem. Além dos benefícios ambientais, a planta piloto produzirá fertilizantes organominerais balanceados para uso em culturas como soja, milho e café.

"A implantação dessas fábricas vai viabilizar todo um ciclo de inovação que começou a partir do trabalho de pesquisa, de planejamento de negócios e de transferência de tecnologias", diz a chefe de TT da Embrapa Solos Denise Werneck.

O Granja Comercial Modelo: Suínos também permitirá aos agricultores um ganho ambiental com o aproveitamento dos dejetos de suínos, pela venda desse produto a partir do processamento do fertilizante granulado. O investimento proporcionado pelo edital para utilização em pesquisa, desenvolvimento e inovação chega a 4 milhóes de reais ao longo quatro anos. A ideia inicial é que a fábrica seja instalada em Patos de Minas (MG).

Tecnologia em Movimento
Paralelamente à aprovação no edital a Embrapa Solos já está implantando, em parceria com a Calderon Consulting, duas fábrica de produção do fertilizante organomineral a partir de cama de frango em parceria com as cooperativas Organobras (Goioerê- PR) e Biogel (Itaguaru-GO). A expectativa é que estejam em funcionamento até o final de 2014.

Essas fábricas proporcionarão o faturamento em royalties com a venda dos produtos. Essa renda será utilizada nas atividades da Rede FertBrasil (a rede de pesquisa em fertilizantes da Embrapa).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Eurípedes Oliveira Franco
11/02/2016 - 13:52
Sou Engenheiro Agrônomo e gostaria de parabenizar a EMBRAPA e seus parceiros pela iniciativa em pesquisar uma nova tecnologia na produção de Fertilizantes Organomineral(FOM).
Na oportunidade venho através deste manifestar meu interesse na produção de FOM utilizando dejetos de suínos e gostaria de obter mais informações sobre essa nova tecnologia.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Fertilizantes
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada