|
|
Margareth Santos
06/01/2010
|
Carregando...
O Safira, um software de análise de fibras e raízes por imagem, tem a vantagem de obter facilmente dados sobre o sistema radicular da cultura. O programa permite avaliar o volume, a área superficial, comprimento e diâmetro das raízes, e com isso realizar um diagnóstico preciso do desenvolvimento de um cultivo. Desenvolvido pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, pode ser usado tanto por agricultores quanto por pesquisadores, é o que informa Lúcio André Castro Jorge, um dos coordenadores do projeto.
— O produto é mais uma ferramenta que auxilia nas medições em pesquisas da área de sistemas radiculares, fibras vegetais e do manejo do solo. Para o agricultor, é útil no sentido de perceber a diferença de desenvolvimento entre uma planta e outra, ou ainda, para avaliar determinadas áreas e manejos — explica o pesquisador.
Usar o programa é tarefa fácil, bastando para isso possuir um scanner ou uma câmera digital. Em seguida, é preciso retirar de uma amostra do solo com raiz, usando metodologia adequada. A partir daí, o software vai orientando o agricultor a fazer a análise e obter o diagnóstico do sistema radicular da sua cultura. Acrescentando outras informações sobre área e manejo, o produtor pode também colher conclusões sobre o desenvolvimento daquele cultivo.
— Do ponto de vista econômico, a avaliação das fibras traz vantagens para a área de floresta, pois está diretamente ligada à qualidade da madeira e dos móveis gerados mais adiante. No caso do agricultor, a percepção das diferenças no cultivo permite uma atuação mais eficaz nos locais onde a cultura realmente precisa, reduzindo os custos — afirma Castro Jorge.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |