dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal    
Chip reduz em até 50% o tempo para melhoramento genético do eucalipto
EucHIP60k permite a análise simultânea de 60 mil marcadores distribuídos por todo o genoma da planta
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Irene Santana, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
28/04/2016

 

Uma nova tecnologia desenvolvida pela Embrapa capaz de reduzir em até 50% o tempo gasto no melhoramento genético de eucalipto será apresentada na Agrishow 2016 - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que na segunda-feira (25/04) e vai até o dia 29 de abril em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de um chip de genotipagem, denominado EucHIP60k, que permite a análise simultânea de 60 mil marcadores distribuídos por todo o genoma da planta e que tem elevado potencial de aplicação no setor florestal de vários países, pois foi desenvolvida com base nas 10 espécies de eucalipto mais utilizadas em nível mundial.

O chip oferece como vantagem principal ao setor produtivo florestal a possibilidade de reduzir o tempo utilizado no melhoramento genético, que atualmente varia de 9 a 18 anos, para 6 a 9 anos, o que também impacta a redução de custos. Essa redução do tempo é possível pelo fato de o chip permitir ao produtor plantar apenas espécies selecionadas com as características que ele procura e que podem estar relacionadas à produtividade, crescimento, tolerância à seca e resistência a doenças, entre inúmeras outras. Com isso, o produtor consegue pular várias etapas no processo de melhoria genética.

A inovação é resultado de um projeto financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e foi desenvolvido a partir de dados de sequenciamento de 240 árvores de 12 espécies de eucalipto. O critério para a seleção dos 60 mil marcadores foi, principalmente, a sua distribuição homogênea ao longo de todo o genoma da planta. O conhecimento sobre genômica que levou ao desenvolvimento do chip é fruto de mais de uma década de trabalho do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Dario Grattapaglia em prol do melhoramento genético do eucalipto. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é uma das unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, localizada em Brasília, DF.

De acordo com o pesquisador Dario Grattapaglia, responsável pelo desenvolvimento do chip de genotipagem de eucalipto, o que mais motiva os cientistas na busca de resultados em prol do setor florestal é a pujança desse setor no Brasil, uma vez que o eucalipto, como matéria-prima da indústria responde hoje por 2% do PIB e figura entre os principais produtos na pauta de exportação, com uma contribuição de US$ 6 bilhões por ano e geração de mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos.

Chip é tecnologia "aberta"
A tecnologia foi transferida inicialmente para a empresa norte-americana Geneseek – maior empresa de genotipagem agrícola do mundo e atualmente responsável por sua comercialização - mas é do tipo "aberta", ou seja, não é patenteada e está disponível para todos os países interessados. Para o pesquisador Dario Grattapaglia, essa forma de trabalho promove o intercâmbio e amplia o conhecimento. "É o futuro da ciência, que não pode ter fronteiras", enfatiza.

O próprio desenvolvimento do EucHIP60k é decorrente de um modelo de negócio inovador, chamado de "crowfunding". Essa forma de fazer negócios pode ser comparada a uma "vaquinha" entre várias instituições para se chegar a um resultado que vai beneficiar a todas. Chips como o EucHIP60K já são amplamente usados em programas de melhoramento genético de bovinos e estão ganhando espaço com as grandes culturas agrícolas. "Mas, no setor florestal, somos pioneiros", afirma Grattapaglia.
 
A Agrishow é considerada uma das três maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo. A feira é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag - Associação Brasileira do Agronegócio; Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos; Anda - Associação Nacional para Difusão de Adubos; Faesp - Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo; e SRB - Sociedade Rural Brasileira.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Silvicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada