Carregando...
Zeólitas são minerais que, quando processados, apresentam características vantajosas para os produtores, como a alta capacidade de retenção de íons, nutrientes e água. Os benefícios do uso desses minerais na agropecuária são conhecidos em vários países, mas, no Brasil, onde há grandes depósitos naturais de zeólitas, essa é uma tecnologia pouco difundida. Com o objetivo de despertar o interesse de órgãos governamentais para a exploração comercial dos minerais, a Embrapa Pecuária Sudeste, em parceria com a Embrapa Solos, pesquisou o tema.
De acordo com o pesquisador Alberto Bernardi, experimentos com o mineral possibilitaram a produção de fertilizantes de liberação lenta, o que reduziu a perda dos nutrientes e tornou o fertilizante mais eficiente. Os resultados dos trabalho também revelaram que o mineral é um bom condicionador de solo, aumentando sua capacidade de retenção de água. A zeólita pode ser usada ainda para descontaminação de metais pesados e no tratamento de resíduos orgânicos ou de água.
— O uso das zeólitas pode ser muito interessante para o produtor. Ao reduzir as perdas de nutrientes aplicando o mineral junto com o fertilizante, o produtor pode, teoricamente, reduzir um pouco a dose do fertilizante, que será mais eficiente — diz Bernardi.
As zeólitas estão sendo experimentadas em diversas culturas e, até agora, os resultados registraram melhorias na eficiência sem perda de qualidade ou produtividade. No caso das hortaliças, o uso do mineral foi bem sucedido como um aditivo que funciona como um fertilizante de liberação. A inserção das zeólitas como insumo na produção de adubação pode ser uma maneira de reduzir os custos dos produtores.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |