Carregando...
O pesquisador Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal, desenvolveu um modelo de previsão do nível do Rio Paraguai em Ladário, Mato grosso do Sul. Chamado de Modelad, o sistema consiste na utilização de equações para calcular o volume de água disponível num dado ano hidrológico.
As fórmulas matemáticas foram criadas a partir de análises estatísticas, com base em dados constantemente coletados pela Marinha Brasileira desde o ano de 1900. A relação entre a altura em dias específicos e os maiores níveis atingidos em todos esse tempo viabilizou a criação das fórmulas matemáticas e a aferição do período mais propício para aplicá-las.
Bergier explica que os números variam muito entre um ano e outro. No entanto, o nível máximo é calculado entre março e abril, e o mínimo em setembro.
— A variação natural funciona como uma onda, as cheias começam na parte norte e à medida que se vai descendo até o sul, esse pico se desloca ao longo do ano. Nós definimos o comportamento do rio aqui em Ladário, uma medida preventiva de inundação que serve para todo o Pantanal — revela o pesquisador.
Economicamente, a divulgação desses parâmetros significa muito para o sistema produtivo regional. Os benefícios se propagam desde as criações de gado até a atividade pesqueira. Há também a questão da navegabilidade pluvial, que é fundamental para o escoamento de matérias-primas, bem como, o abastecimento populacional de água.
|