dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal      
Tratamento de água otimiza uso de herbicidas
Aplic Bem é um fertilizante foliar que equilibra quantidade de cálcio e magnésio da água, facilitando a ação de produtos químicos, como fungicidas e inseticidas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
08/10/2012

Inseticidas, herbicidas e fungicidas são usados pela maior parte dos agricultores, mas o que muitos não sabem é que a qualidade da água é um fator importante para impulsionar a ação desses produtos. Para minimizar o problema, a Nutriceler criou o Aplic Bem, que visa equilibrar os cátions da água, como cálcio e magnésio.

– Existem fungicidas que exigem ph 5, já os herbicidas exigem ph 3. Se a água estiver muito ácida ou muito básica, ela inibirá essa aplicação. O Aplic Bem é também umectante e faz com que a água seja apenas um veículo, não atrapalhando na aplicação de outros produtos – afirma Ricardo Modenezi, representante comercial da Nutriceler.

Ele diz também que quanto mais cálcio e magnésio a água tiver, menor será o efeito de um herbicida, já que ela inibirá a eficiência do glifosato. Segundo ele, com esse produto, o agricultor consegue neutralizar a água, mantendo assim a eficiência do glifosato. Além disso, ele pode ser usado em qualquer cultura.

Modenezi conta que, com a utilização do tratamento na cultura da soja, a produtividade tem variado entre 73 sacas por hectare. Ele afirma ainda que o investimento não é alto, já que o agricultor precisaria apenas dos pulverizadores para misturar o produto nos tanques e realizar a aplicação via foliar.

– O produto entra via foliar e é absorvido pela planta em até uma hora. Além disso, se chover após uma hora, não haverá perda de produto, já que, por ser quelatizado, ele não vem através do xilema, mas sim, do floema.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 19/04/2011

ERRATA: O nome correto do produto da Nutriceler é "Aplic Bem" e não tem nenhuma relação com o programa "Aplique Bem" desenvolvido em parceria entre o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Arysta Lifescience. A grafia "Aplique Bem" foi empregada de forma errada na primeira versão desta matéria.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Fábio M. M. Evangelista
23/04/2011 - 09:49
Estas novidades estÒo sendo apresentadas de maneira equivocada e com pouco domÝnio do assunto, pois existem excelentes produtos no Mercado e que devem ser divulgados pelo Portal.
O conhecimento do assunto Ú bem bßsico e nÓo acrescenta nada ao produtor.

Mauricio J. B. Siqueira
27/04/2011 - 09:41
NÒo penso que seja uma novidade, pois ja trabalho com tratamento de ßgua ha alguns anos e o assunto Ú bem simples quando o produtor decide tratar sua ßgua para aumentar a eficiÛncia dos produtos nas pulverizaþ§es.

Alexandra Araneda
01/05/2011 - 18:43
Parabens ao portal pela materia sobre tratamento de agua.Embora para alguns nÔo seja novidade, tenho certeza que ira contribuir com muitos agricultores neste nosso Brasil.
Parabens tambem Agronomo da Nutriceler pela excelente explanaþÔo sobre o tratamento de agua e outros produtos da empresa.

Fabricio Oliveira
02/05/2011 - 15:04
Muito bom o trabalho da Nutriceler. Produtos de altissima qualidade, e otimos profissonais!

Carlos Frederico Lima - Cornélio Procópio PR
02/05/2011 - 15:25
Obrigado ao Portal dia de campo! Hoje em dia o uso de produtos dessa natureza vem sendo feita de forma indiscriminada e muitas vezes de forma equivocada devido a falta de um posicionamento tÚcnico das empresas.
ParabÚns a Nutriceler e seu Agr¶nomo por abordar de uma forma clara o assunto, explicando de uma maneira eficiente quais as verdadeiras raz§es para se fazer o tratamento da ßgua destinada a pulverizaþÒo.

Vitor F. Silva - Avaré / SP
02/05/2011 - 15:33
O assunto relacionado a melhoria da qualidade de agua esta ligado diretamente a area " Tecnologia de AplicaþÒo dos Defensivos ".
A qualidade da agua a ser utilizada para aplicaþÒo dos agroquÝmicos de um modo geral e a disseminaþÒo das informaþ§es feitas pelo portal e pela empresa Nutriceler no evento da " Agro Via " sÒo de suma importancia para o sucesso e bom funcionamento dos produtos de um modo geral.
Equivocada Ú a ideia de que o assunto Ú simples ou desprezar apenas com um " simples " comentario o domÝnio que a empresa tem do assunto e compulsoriamente a apresentaþÒo dos seus produtos e profissionais.
Iniciativas como a do Portal e a empresa Nutriceler sÒo importantes para o segmento que ainda segue carente e necessitado de bons profissionais comprometidos e atuantes.
Obrigado...
Vitor Flavio Silva / AvarÚ - SP

Renato (Vigna Brasil)
03/05/2011 - 18:28
Entre os principais fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de uma aplicaþÒo de defensivos estß a qualidade da ßgua utilizada nas pulverizaþ§es agrÝcolas. SÒo muito comuns reclamaþ§es de tÚcnicos e produtores de que os tratamentos nÒo apresentam o resultado esperado, sendo provßvel que na maioria das vezes sÒo casos em que as ßguas utilizadas contÛm inimigos ocultos, os quais interferem no funcionamento adequado dos produtos, resultando em prejuÝzos ao agricultor. A ßgua pode apresentar algumas limitaþ§es, como alta tensÒo superficial (a gota nÒo se espalha) e alta pressÒo de vapor (evaporaþÒo), alÚm de poder apresentar impurezas (argila e compostos orgÔnicos), excesso de sais, o que caracteriza a ßgua dura, e pH relativamente alto Esses fatores e suas interaþ§es com a superfÝcie foliar sÒo influenciados pela presenþa de compostos na formulaþÒo do produto aplicado ou adicionado ao tanque de pulverizaþÒo.
Estudos mostram que o fracasso e a mß eficiÛncia dos agrot¾xicos e estÒo relacionados com a falta de informaþÒo tÚcnica aos produtores.
ParabÚns pelo portÒo dia de campo e para a empresa Nutriceler e sua equipe em abortar um assunto tÒo importante e saber que temos empresas nacionais com ferramentas importantes para que possamos buscar uma agricultura cada vez mais SUSTENT-VEL.
Renato.

André Queiroz (Atibaia/SP)
03/05/2011 - 19:48
Conhecimento Ú uma coisa, domÝnio prßtico do assunto Ú outra. Esta matÚria demonstrou que tanto a teoria como a prßtica estÒo integrados e bem dominados, conheþo muito bem a Nutriceler, empresa focada em resultado, onde o bom neg¾cio acontece para ambos os lados! ParabÚns ao corpo tÚcnico da Nutriceler, pela pr¾ atividade e profissionalismo.

Alvaro Concha - Canoinhas - SC
03/05/2011 - 21:47
ParabÚns ao Portal pela relevÔncia da matÚria pois esses produtos elevam a produtividade. Aqui em Santa Catarina estamos usando-os e os resultados sempre sÒo positivos. Obviamente que sempre devem ser utilizados parametros cientÝficos para mensuraþÒo dos resultados, sendo assim, sempre se terß resultados positivos.

Ricardo Wernek
11/05/2011 - 21:50
Meus parabÚns ao Portal pelo excelente trabalho e a Nutriceler, empresa sÚria que acompanha a evoluþÒo da agricultura brasileira,e por isso oferece ao produtor rural produtos de excelente qualidade.
+ por isso que na tarde de hoje em Atibaia, um produtor de morango,citrus e pÛssego, alÚm de fazer mais um pedido, feliz pelo trabalho de acompanhamento e qualidade dos produtos.

Portal Dia de Campo
09/10/2012 - 17:09
ERRATA: O nome correto do produto da Nutriceler é "Aplic Bem" e não tem nenhuma relação com o programa "Aplique Bem" desenvolvido em parceria entre o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Arysta Lifescience. A grafia "Aplique Bem" foi empregada de forma errada na primeira versão desta matéria.

Equipe Portal Dia de Campo

Para comentar
esta matéria
clique aqui
11 comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada