|
|
Margareth Santos
30/11/2009
|
Carregando...
Um novo sistema de produção desenvolvido pela Embrapa Solos, sob a coordenação do pesquisador José Ronaldo Macedo, começou com conservação ambiental de solo e água e terminou com tomates ecologicamente cultivados, o Tomatec. O fruto é isento de agrotóxicos, mas não é considerado orgânico. Já finalizado e em fase de validação de produto, o sistema usa adubos minerais solúveis, como o cloreto de potássio e a ureia, entre outros, além de fungicidas e inseticidas.
— O intuito era desenvolver um sistema de cultivo que acabasse com os problemas de erosão, degradação do solo e contaminação de água, recorrentes nas principais produções de tomate de mesa — afirma o pesquisador. Atingidos os objetivos, ou seja, o cultivo sem contaminação e erosão, entre outros, a intenção passou a ser a produção de frutos equivalentes ao orgânico, com zero de resíduos.
De acordo com Macedo, foi desenvolvida a técnica de ensacamento do fruto ainda na fase de flor, que cria uma barreira física, por meio de papel especial usado em diversas frutas, fazendo com que o fruto não tenha nenhuma aplicação do resíduo. Participaram do processo em campo quatro produtores diretos, com mais de 12 mil pés plantados, no município de São Sebastião do Alto. Análises da Fiocruz atestaram o índice nulo de resíduos agrotóxicos, dentro das precisões e condições de equipamentos existentes.
O sistema combate a broca do fruto e a mosca-branca, principais pragas da cultura, livrando os frutos dos agrotóxicos usados para sua proteção. O uso dos fungicidas e inseticidas ficam restritos ao combate de doenças e pragas das folhas, na fase vegetativa. O ensacamento, que é realizado até a fase da colheita, permite direcionar a pulverização mais para a folha e menos para os tomates, reduzindo a quantidade de resíduos. Os resultados geraram um tomate ecologicamente cultivado, que é produzido no campo de forma sustentável.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |
Cristiano
27/02/2014 - 11:40
Se a matéria está se referindo em um produto orgânico, porque na legislação de orgânico está escrito a palavra ecológico, afirmo que esse sistema produtivo não é orgânico ou ecologicamente cultivado, é interessante porque reduz o volume de agrotóxico que a planta recebe e por consequência a fruta, mas não significa que não exista contaminação.
Gabriel
30/01/2016 - 22:00
Não existe contaminação no fruto, toda lavoura é testada pela fio cruz e toda produção é monitorada pela embrapa(ao contrário do orgânico, q não tem nenhum controle de contaminação), é ecologicamente cultivado, pq além do manejo integrado de pragas, ele se preocupa com conceitos que agridem menos o solo e utilizam menor quantidade de água, tais como, plantio direto, fertirrigação por gotejamento, etc... Pesquisem mais!
ricardo
05/05/2017 - 11:21
ola gostaria de saber do que e feito esse saquinho para ensacar o tomate e se o de tnt tem o mesmo efeito desse outro e a onde eu encontro ele
|