dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/11/2024            
 
 
    
Soja    
Ferrugem pode atacar antes do florescimento nesta safra
Com o grande atraso no plantio da soja, a doença pode pegar a planta ainda muito jovem e o monitoramento da lavoura deve ser intensificado
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
17/11/2010

O efeito do fenômeno climático La Niña sobre a atual safra de soja está sendo alarmante. Com a instabilidade e atraso das chuvas, o plantio do grão está mais atrasado do que se esperava e, com isso, as doenças podem causar prejuízos maiores do que os anos anteriores. Um dos problemas a ser enfrentados pelos agricultores de Mato Grosso é a ferrugem, uma doença grave da sojicultura que causa a desfolha da planta, reduzindo consideravelmente a produtividade. O grande atraso no plantio vai fazer com que ferrugem entre na lavoura na fase inicial de desenvolvimento da planta atacando a planta ainda muito jovem.

A Fundação MT está rodando o Estado do Mato Grosso entre os dias 16 de novembro a 3 de dezembro para orientar os produtores em relação ao manejo das doenças nesta safra. Segundo o pesquisador Fabiano Siqueri, a recomendação é para que os agricultores fiquem mais atentos aos sinais da lavoura e intensifiquem o monitoramento para saber se a ferrugem já chegou à plantação. Se ela atacar a planta ainda antes do florescimento, a aplicação de fungicidas deve ser feita imediatamente. Caso contrário, os produtores devem esperar o período de florescimento para fazer a aplicação preventiva após esta fase.

Outra recomendação importante é o uso de variedades resistentes à ferrugem ou menos suscetíveis. A Fundação MT, em parceria com a empresa TMG, lançou duas cultivares resistentes na safra passada: a TMG 801 e a TMG 803. Outra variedade já está sendo desenvolvida para a próxima safra. O problema é que a grande maioria dos sojicultores do Estado, cerca de 90%, ainda plantam os materiais suscetíveis à doença. Os cuidados no manejo da lavoura também são muito importantes para diminuir a incidência da doença ou, pelo menos, atrasar a chegada dela na lavoura. Entre as medidas que devem ser tomadas estão o uso de sementes sadias, o plantio na época adequada, o respeito com o ciclo da cultivar escolhida e plantio com espaçamento adequado para desfavorecer o surgimento do fungo.

Outras doenças
A mancha-alvo e a antracnose também são doenças importantes que precisam ser controladas pelos produtores. No caso delas, os cuidados de manejo são ainda mais importantes porque os químicos existentes no mercado não são eficientes no controle destas doenças. Uma das recomendações mais importantes é a adoção do sistema de rotação de culturas, que diminui bastante os problemas com doenças na lavoura de soja, mas praticamente não é utilizado no Mato Grosso.

— O controle químico é ineficiente contra estas doenças. Os produtores às vezes aplicam muito produto sobre estas doenças, mas o resultado é pouco efetivo. Estamos recomendando o uso de variedades menos suscetíveis a estas doenças, além da rotação de culturas. Aqui no Mato Grosso é a monocultura de soja domina e isto é um fator que acarreta o aumento de doenças ao longo dos anos.  Plantar no espaçamento adequado fazendo com que o microambiente fique desfavorável aos fungos e seguir as recomendações de época de plantio também são recomendações que a gente está fazendo aos produtores — explica Siqueri.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Doenças
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada