dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/09/2024            
 
 
    
Manejo  
Produtividade da soja é melhorada com aplicação de micronutrientes
Cobalto e molibdênio são essenciais para a fixação biológica de nitrogênio, tecnologia limpa que substitui o fertilizante nitrogenado mineral por um processo de simbiose
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agropecuária Oeste
07/11/2011

Melhorar a produtividade da soja por meio da fixação biológica de nitrogênio (FBN) ainda é possível, mesmo após o plantio ter sido realizado. E uma das estratégias é aumentar a eficiência de inoculantes microbianos na cultura, processo em que o nitrogênio é retirado do ar para ser assimilado pela planta. Essa é uma tecnologia limpa, por substituir o fertilizante nitrogenado mineral por um processo de simbiose, em que a planta e a bactéria (rizóbio) são beneficiadas. Com isso, evita-se a contaminação do solo e de recursos hídricos, além de reduzir a emissão de gases do efeito estufa. 

 
Entre as indicações para maximizar a contribuição do processo de FBN, está a aplicação dos micronutrientes cobalto (Co) e molibdênio (Mo), essenciais ao processo. Atualmente, as recomendações técnicas para aplicação destes nutrientes são de 2 a 3 g de Co ha-1 e de 12 a 30 g de Mo ha-1, via semente, ou em pulverização foliar, nos estádios de desenvolvimento V3-V5.
 
Trabalhos de pesquisa têm demonstrado que a aplicação dos produtos com estes micronutrientes diretamente nas sementes pode afetar drasticamente a sobrevivência das bactérias fixadoras de N2, a nodulação, a eficiência simbiótica e, consequentemente, os rendimentos de grãos da cultura. “Estes efeitos prejudiciais têm sido associados às formulações salinas dos produtos comerciais contendo tais micronutrientes. Dessa forma, o que se indica é a aplicação destes micronutrientes em pulverização foliar no estádio V3-V5, a fim de serem evitados os resultados negativos”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Fábio Martins Mercante.
 
Outros fatores nutricionais devem ser considerados para potencializar os benefícios do uso de inoculantes microbianos na cultura da soja, como a disponibilidade de fósforo (P) e cálcio (Ca) para proporcionar o bom desenvolvimento da planta, o estabelecimento da bactéria e a interação planta-rizóbio. 
 
O agricultor também precisa ficar atento às temperaturas elevadas do solo, principalmente se forem superiores a 32ºC, e ao estresse hídrico. Individual ou conjuntamente, essas condições afetam desde a sobrevivência da bactéria até as etapas da interação entre macro e micro-organismos que vivem em simbiose. “Nesta situação, manejos de solo mais conservacionistas, como o Sistema Plantio Direto, colaboram para a redução da temperatura nas camadas mais superficiais e para a manutenção da umidade do solo.
 
Essas foram algumas das conclusões obtidas após estudo realizado pelos pesquisadores da Embrapa por meio de um Comunicado Técnico (publicação seriada da Embrapa): Fábio Martins Mercante, da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS); Mariangela Hungria, da Embrapa Soja (Londrina/PR); Iêda de Carvalho Mendes e Fábio Bueno de Reis Júnior, da Embrapa Cerrados (Planaltina/DF).
 
Maximizando o processo de fixação
 
Há mais fatores que contribuem para potencializar a FBN, tanto em áreas de primeiro cultivo quanto em áreas tradicionais. No primeiro caso, o agricultor pode duplicar a dose de inoculante utilizada em cultivos tradicionais de soja, porque alguns fungicidas podem reduzir a nodulação e a fixação biológica de nitrogênio na cultura quando aplicados nas sementes. Já nas áreas tradicionais, a pesquisa mostra que, nas principais regiões produtoras de soja no País, incluindo diversos locais nas regiões Sul e Centro-Oeste, o rendimento da cultura aumenta, em média, 8% quando se realiza a reinoculação de rizóbios.
 
Em Mato Grosso do Sul, avaliações realizadas nas últimas dez safras agrícolas demonstraram que o crescimento médio de rendimento de grãos de soja foi de 9,1% em relação às plantas que não haviam sido inoculadas com rizóbios.
 
Fungicidas
 
Um detalhe que o produtor deve ficar atento é quanto à aplicação de fungicidas, já que alguns são tóxicos às bactérias que fixam o nitrogênio, prejudicando o rendimento dos grãos. Por isso, é recomendável que a última operação a ser realizada seja a de aplicação do inoculante. 
 
Segundo os pesquisadores, dois procedimentos podem diminuir a toxicidade: aplicar o inoculante, por aspersão, no sulco de semeadura e aumentar a concentração de células bacterianas nas sementes da soja. Se a aplicação de inoculante for por aspersão, é necessário utilizar, no mínimo, seis vezes a dose empregada na aplicação do inoculante diretamente nas sementes.
 
Mais informações sobre as estratégias para aumentar a eficiência de inoculantes microbianos na Cultura da Soja podem ser obtidas por meio do Comunicado Técnico 169. Confira no site da Embrapa Agropecuária Oeste: 
 
http://www.cpao.embrapa.br/publicacoes/online/zip/COT2011169.pdf
 
Programa ABC
 
A fixação de N2 é uma das técnicas agrícolas sustentáveis do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) do governo federal, que prevê incentivos e recursos aos produtores rurais que as adotarem. As outras técnicas são recuperação de pastagens degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Sistema Plantio Direto (SPD), florestas plantadas e tratamento de dejetos animais. (Sílvia Zoche Borges)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fertilizantes
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada