dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/09/2024            
 
 
    
Evento    
Compostagem de dejetos suínos é tema de encontro técnico em Passo Fundo
O biofertilizante gerado apresenta baixo conteúdo de umidade, o que possibilita que seja comercializado para regiões com alta demanda de fertilizantes, reduzindo assim o potencial de contaminação de solo e água em áreas de intensa concentração de suínos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa
16/06/2011

O uso da compostagem para o tratamento de dejetos suínos e geração de adubo orgânico é o tema de palestras que serão ministradas pelos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Armando de Oliveira, Martha Higarashi e Rodrigo Nicoloso no dia 16 de junho (quinta-feira), das 8h30 às 17h30, no auditório da Embrapa Trigo em Passo Fundo/RS. O encontro técnico é promovido pela Embrapa Suínos e Aves e a Associação Sul Brasileira das Indústrias de Produtos Suínos (ASBIPS), com sede em Porto Alegre.

A compostagem é uma tecnologia de tratamento dos dejetos líquidos de suínos que vem sendo indicada pela Embrapa Suínos e Aves para a adequação ambiental das propriedades rurais onde se trabalha com suinocultura. O processo de compostagem consiste na incorporação dos dejetos a uma leira de maravalha, onde ocorre a fermentação aeróbia do composto, a redução da população de organismos patogênicos e a produção de um fertilizante orgânico com elevado valor agronômico.

“A tecnologia da compostagem tem a vantagem da produção de um adubo de qualidade e que tem demanda no mercado e elimina a limitação do número de animais que se pode ter na propriedade”, diz o pesquisador Rodrigo Nicoloso.

O biofertilizante gerado apresenta baixo conteúdo de umidade, o que possibilita que seja comercializado para regiões com alta demanda de fertilizantes, reduzindo assim o potencial de contaminação de solo e água em áreas de intensa concentração de suínos. No que diz respeito à qualidade do ar, a compostagem também promove a redução das emissões de gases de efeito estufa e o sequestro do CO2 atmosférico através do acúmulo de matéria orgânica no solo adubado com este biofertilizante, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

“É importante fazer este treinamento para que os produtores saibam, por exemplo, quando operar o equipamento e quando revolver os dejetos, porque se o processo não for feito da maneira correta pode ser gerado um adubo de baixa qualidade”, diz Nicoloso, que irá falar sobre como é feito o aproveitamento do composto como fertilizante orgânico. Já os pesquisadores Paulo Armando de Oliveira e Martha Higarashi apresentarão o manejo dos dejetos para reduzir o uso de água, o dimensionamento do sistema de compostagem e a teoria e técnica da compostagem.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fertilizantes
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada