Carregando...
Os médicos veterinários são os principais agentes difusores na educação de proprietários rurais para o enfrentamento das gripes aviária, suína e equina. Essa é a visão que será apresentada em treinamento organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Embrapa Suínos e Aves, de 16 a 20 de novembro. O objetivo é capacitar veterinários para detectarem males, como a Influenza A, que atingem os animais. Serão treinados 90 profissionais de todo o Brasil, que terão noções sobre imunologia, doenças respiratórias e normas de biosseguridade.
Dos veterinários treinados na primeira etapa, cada um irá repassar informações a 54 médicos de suas respectivas localidades. Depois, serão realizadas palestras para os produtores rurais. Um dos principais pilares do curso, segundo o pesquisador da Embrapa Paulo Armando de Oliveira, é o aproveitamento da água da chuva na produção de suínos e aves.
— Nós achamos que existe um potencial para aproveitar essa água disponível, que a natureza nos propicia, e utilizá-la tanto para limpeza dos aviários como quando ela for clorada para colocar à disposição dos animais – ressalta Paulo, um dos organizadores do evento.
Para ele, as tecnologias de identificação da qualidade e de como fazer a cloração da água são fundamentais para o meio rural. Afinal, a água e os dejetos são veículos de transporte de bactérias e vírus. Por isso, o produtor deve estar atento no manejo de resíduos.
— Temos que mostrar para os produtores as diferentes formas que existem de fazer a gestão dos resíduos sólidos e líquidos, quais os tratamentos disponíveis hoje no mercado nacional, de que forma usar racionalmente e quais os riscos que trazem à saúde — aponta Paulo Armando de Oliveira.
Entre os resultados do trabalho recém-iniciado está o treinamento de 1800 veterinários de todo o Brasil até a metade do ano que vem. Assim, produtores dos mais variados tipos de propriedades, principalmente familiares, poderão receber informações sobre a biosseguridade, nova forma de reflexão sobre doenças que possam alterar a sociedade.
|