dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/09/2024            
 
 
    
Manejo  
Desafios para o plantio de verão da cana-de-açúcar no Nordeste
Aplicação de herbicidas e irrigação são essenciais para o bom desempenho das safras
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Sérgio Barbalho
05/11/2012

A região Nordeste tem como particularidade seu clima definido possibilitando diversos trabalhos na cultura da cana-de-açúcar, como tratos culturais, plantio, preparo de solo, colheita, carregamento e transporte, facilitando assim um excelente planejamento das suas safras anuais.  Podemos destacar como particularidade do Nordeste, o plantio do verão, que acontece entre os meses de Agosto e Fevereiro, sendo a época mais seca do ano regionalmente, o que traz alguns entraves, como a irrigação e a aplicação de herbicidas, para um bom desenvolvimento do plantio da cana.

A aplicação de herbicidas na cana planta de verão do Nordeste é relativamente mais difícil devido às características de solo, temperatura, umidade e das espécies de plantas daninhas infestantes da região, necessitando trabalho e planejamento da equipe técnica, para realizar um excelente controle destas ervas. Um dos grandes desafios é conseguir o melhor manejo das ramas e cipós (Ipomoea, Merremia, Momordica charantia), sendo estas plantas daninhas com maiores dificuldades de controle. As ramas causam grandes prejuízos no plantio de verão, pois a região realiza normalmente uma única aplicação de herbicida em seu plantio e geralmente não necessitam de sistematização do solo (Quebra de lombo), principalmente devido ao tipo de solo e sua topografia, o que leva à necessidade de um longo residual do herbicida para o controle destas espécies.

Nesse cenário, herbicida com o ingrediente ativo amicarbazona (amicarbazone) atua como grande aliado para o plantio de verão no Nordeste. Nesse tipo de plantio, o produto traz como benefícios a grande resistência à seca prolongada, a eficiência de controle de plantas daninhas em baixa umidade no solo, seu longo período residual que garante o controle das plantas daninhas até a chegada das chuvas e, principalmente, o controle das ramas como Corda-de-Viola, Jetiranas e Melão-de-São-Caetano que causam grandes perdas nos canaviais. A amicarbazona também se destaca no controle de gramíneas e folhas largas na região.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Canavicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada