Ponteiro indica necessidade de uso de regulador

Características como coloração verde clara e consistência mole do ponteiro da planta de algodão são os sinais para os monitores aplicarem os reguladores de crescimento

Juliana Royo
Manejo

Incentivar o desenvolvimento reprodutivo, essa é a meta principal da maioria dos produtores de algodão. Todo manejo da cultura é focado para este objetivo, desde a preparação do solo, a nutrição e os insumos utilizados ao longo do cultivo. O regulador de crescimento é uma ferramenta importante para cumprir este objetivo, mas precisa ser usado de forma consciente e adequada. Os reguladores desaceleram o crescimento vegetativo da planta, ou seja, ramos, galhos e folhas, para que as energias sejam concentradas no crescimento reprodutivo, basicamente as maçãs do algodão. Mais maçãs na lavoura significam mais produtividade e rentabilidade para o produtor.

|BARRA_AUDIO|

No entanto, o regulador de crescimento é uma substância química e precisa ser usado com cautela. Existe um momento ideal para a aplicação do insumo, que não pode ser usado em exagero porque pode causar o efeito contrário. A planta demonstra a necessidade da aplicação. O pesquisador Paulo Aguiar, gestor do Programa de Melhoramento Genético do Algodão da Fundação Mato Grosso, explica que os monitores de campo devem estar atentos ao ponteiro. Quando ele estiver com uma consistência mole e uma coloração verde clara é hora de utilizar o regulador.

— A planta é que vai mostrar ao monitorar o que vai precisar ao não. Assim que a planta apresentar um escape de crescimento, ou seja, crescimento excessivo, aí é preciso fazer uma reaplicação, mas é preciso que o monitor de campo faça esta observação. Existem diversos fatores que afetam o crescimento da planta. Não pode aplicar muito nem pouco. O monitor deve observar principalmente a coloração e a consistência do ponteiro — ensina Aguiar.

O produtor precisa ficar atento também às características da cultivar que está usando. Existem materiais que apresentam taxa de crescimento maior e são mais exigentes aos reguladores e outros são menos agressivos e necessitam menos da aplicação. No caso da Fundação MT, as cultivares de algodão mais exigentes aos reguladores de crescimento são a FMT 701, FMT 705 e FMT 709 e as menos exigentes são a FMT 523 e a FMT707.

— Temos dois grupos de materiais. Para os mais exigentes, nós recomendamos fazer a aplicação do regulador 30 dias após a emergência da cultura com uma dose baixa, de 0,3 litros por hectare. Após essa primeira aplicação, os monitores devem observar os ponteiros para saber se haverá necessidade de outra aplicação e quando ela deve ocorrer. Para as cultivares que têm hábito de crescimento menos rigoroso, nós recomendamos que o monitor observe o escape de crescimento para só depois utilizar o regulador de crescimento — observa o pesquisador.

Aguiar diz ainda que o momento da aplicação do produto precisa ser feito de forma muito cautelosa e respeitando as doses recomendadas. Os produtores devem procurar a assistência de um engenheiro agrônomo antes de usar o químico porque a dosagem errada pode comprometer a produção.

— Oura recomendação para os monitores, é sempre preferível errar para uma dose menor do que a planta necessita do que errar para mais. Se você erra pra menos ainda existe a possibilidade de você consertar o erro reaplicando o produto, mas se aplicar em exagero isso vai travar a planta e vai comprometer a produtividade do algodão, ainda mais se tiver uma situação de seca — alerta.