Híbrido de milho resistente às doenças

Variedade Geneze 9505 apresenta alta sanidade e potencial produtivo, além de ser bem adaptado para o plantio de verão e safrinha

Kamila Pitombeira
Sementes e Mudas

Uma das grandes preocupações dos produtores de milho é a adaptabilidade. Para minimizar o problema, a Geneze desenvolveu uma variedade de milho que se adapta tanto às culturas de verão, quanto às culturas de safrinha. O híbrido de milho Geneze 9505 foi apresentado pela empresa na 3ª Agrovia, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de abril, em Itapeva (SP).

|BARRA_AUDIO|

Segundo Danilo Estefani, representante de vendas da Geneze, o milho se destaca pelo seu alto potencial produtivo e alta sanidade de grãos. Para ele, a tolerância às doenças é o destaque, já que ele tem se mostrado bastante estável, tanto em ambientes mais altos, como em ambientes de safrinha.

– Nós temos ensaios do Iapar e do IAC que mostram que esse material está sempre muito bem posicionado como um dos primeiros colocados em termos de produtividade. Além disso, se destaca também por ser um híbrido de milho que mais tolerância tem ao quebramento e acabamento nos ensaios do Iapar e IAC – diz Danilo.

Essas qualidades, de acordo com o representante, fazem com que o produtor possa optar por plantações mais altas e cultivos de verão. Ele afirma que existem produtores que trabalham com até 80 mil hectares, conseguindo rendimentos acima de 170 mil sacas por hectare e podendo chegar até 200 mil sacas.

Além disso, um dos fatores limitantes na safrinha é a baixa população, o que acaba trazendo rendimentos mais baixos. Com o híbrido 9505, o produtor consegue trabalhar com populações maiores, na ordem de 65 mil plantas, além de contar com uma produtividade maior, segundo Stefani, que orienta o produtor a sempre lembrar que maiores populações requerem calibragem da nutrição, ou seja, para ter mais plantas, é necessário colocar mais nutrientes e adubação.

– Já a estabilidade desse milho em diferentes ambientes é resultado dessa alta tolerância a doenças, portanto, o produtor tem a segurança de que, para as épocas recomendadas de plantio, ele propicia ao produtor uma grande segurança em relação à doença e, com isso, ele terá sempre um bom resultado de colheita – afirma Danilo.

O representante diz também que o casamento da tecnologia YieldGard com o híbrido obteve um bom resultado de controle de lagartas. Principalmente no cultivo de safrinha, onde o ataque de lagartas é maior, o agricultor também tem um sossego grande. Mas ele chama atenção para alguns cuidados.

– Os agricultores devem prestar atenção às condições de plantio. Em função do atropelo de plantio devido à ansiedade por terminar logo, alguns agricultores cometem o erro de plantar muito rápido. Portanto, os agricultores devem prestar mais atenção nessa operação de plantio. Daí, o sucesso deles estará bem garantido – diz. 
 
Para mais informações, basta entrar em contato com a Geneze através do número (38) 3311-3265.