dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/11/2024            
 
 
    

Paradigma significa modelo ou padrão. É o que encontramos numa primeira e rápida olhada no verdadeiro amigo do homem culto: o dicionário, ou – em tempos modernos – o aliado Google.

O paradigma representa um conjunto de regras e regulamentos que serve, basicamente, a dois propósitos: ele estabelece os limites de nossa atuação, assim como faz qualquer padrão, ou seja, nos dá as fronteiras da nossa ação. E em segundo lugar, age como um filtro que retém os dados que chegam à nossa mente; isso significa dizer que estamos percebendo a realidade em nossa volta através de nossos paradigmas. A base de qualquer mudança esta condicionada à mudança de nossos paradigmas.

Mas como são formados os paradigmas? Como modificá-los?

A formação dos paradigmas se dá através da aculturação – processo social em que assimilamos as regras e os procedimentos considerados e reforçados como formas socialmente adequadas de agir. Esse processo começa na tenra idade e não se sabe quando termina – o ser humano é o único que aprende até mesmo no seu leito de morte. No tocante à mudança dos nossos regulamentos e regras de agir, podemos observar que quando o indivíduo abre mão de um paradigma qualquer, ele, necessariamente, volta à estaca zero; e assim sendo, precisa edificar ou reorganizar todo o novo conjunto de regras e procedimentos – novo paradigma.

Nossa tendência é ignorarmos os fatos que não se relacionam com nossas regras e procedimentos e aceitarmos aqueles que estão em harmonia com as expectativas criadas por nossos paradigmas. Portanto, duas pessoas – independentemente de atuarem no espaço rural ou urbano – podem reagir de maneira completamente diferente diante de um mesmo fato: o que é óbvio para uma, pode ser imperceptível para outra. Suas percepções diferem, sobretudo, porque possuem paradigmas diferentes – a esse fenômeno damos o nome de “Efeito Paradigma“. Na comercialização de produtos e serviços rurais os paradigmas cegam os vendedores para novos mercados, novos produtos e novos argumentos; o mais grave, todavia, é que também dificultam o aparecimento de soluções inovadoras para as situações de impasse ligadas ao agronegócio.

Nós, gestores do agronegócio, temos que abandonar rapidamente velhos paradigmas, se quisermos sobreviver e prospectar novos e fiéis clientes.

Comparemos o velho paradigma da gestão comercial do agronegócio com o novo. O velho precisa ser abandonado – com urgência – em prol de uma conduta mais eficaz par parte daquele que vivem do agronegócio. Isso implicará num maior volume de novos negócios e novos clientes. Antes, porém, com o propósito de clarificar a questão dos paradigmas, vejamos um exemplo prático: quando você escova os dentes, você o faz de certa maneira – o paradigma da escovação dos seus dentes. Tente agora imaginar que seu dentista tenha criticado o seu modo de escovação e tenha passado para você novos procedimentos em relação à limpeza de seus dentes. O que provavelmente acontecerá é que você tenderá a ficar preso ao velho padrão (paradigma) e terá que dispor de muita energia e força de vontade – o que, às vezes, falta à maioria dos gestores de negócios – se quiser incorporar o novo paradigma (padrão) da escovação. No agronegócio acontece a mesma coisa, a mudança é inevitável e exige muito esforço, dedicação e atualização constante.

Analisemos agora a comparação, mencionada anteriormente, entre o velho e o novo paradigma da gestão comercial do agronegócio:

Se você já está trabalhando utilizando-se do novo paradigma – parabéns! Continue assim, você está no caminho certo e seus negócios tornar-se-ão mais eficazes. Você com certeza está conquistando e, o que é mais importante, mantendo sua clientela. Por outro lado, se você lança mão no seu dia-a-dia de trabalho do velho paradigma da gestão comercial do agronegócio – atenção –, tente se esforçar parar mudar, o mais rápido possível, suas normas, regras e procedimentos com relação ao agronegócio. Seja aberto, flexível e tente praticar as orientações do novo paradigma, assim você conseguirá êxito. Não tenha dúvida – novas vendas no agronegócio exigem novos paradigmas.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Criopreservação de vegetais é novidade na Embrapa
Tecnologia permite conservação de meristemas, embriões, sementes ou outros tecidos da planta por tempo indeterminado
Embrapa oferece cultivares superiores de soja para a agricultura do Cerrado
Parcerias público-privada impulsionam pesquisas com melhoramento genético da soja
Esalq aponta benefícios econômicos do controle do cancro cítrico
Com o fim da obrigatoriedade da erradicação de todas as plantas em talhões contaminados, em apenas 3 anos, o cancro aumentou 893% em SP
Programa ABC e DEFRA
Governo da Inglaterra concedeu o equivalente a R$ 100 milhões para a implantação do projeto:
A silvicultura urbana e as geotecnologias
Ilhas de calor podem ser identificadas com o sensoriamento remoto térmico, seja por meio de câmeras multiespectrais que possuem a banda termal, seja pela banda termal do satélite
Gestão comercial do agronegócio exige novos paradigmas
Tente agora imaginar que seu dentista tenha criticado o seu modo de escovação e tenha passado para você novos procedimentos para limpeza de seus dentes. Provavelmente você tenderá a ficar preso ao velho padrão e terá que dispor de muita energia e força de vontade para mudar
Mecanização Agrícola na Agricultura Familiar
Com a redução da expansão da área plantada nas regiões de fronteira agrícola e programas como o Pronaf, com financiamento para máquinas e equipamentos, as indústrias passaram a dar maior atenção para este mercado
Safrinha: mosca-branca é motivo de preocupação
Aumento populacional em MT ocorre devido ao uso de inseticidas não seletivos no início da safra
BRS Zamir destina-se ao mercado de tomates especiais
Novo tomate antioxidante pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas
Uso adequado de reguladores de crescimento no algodão
Reguladores de crescimento começam a ser aplicados aos 30 a 35 dias após a emergência e sua utilização é praticamente indispensável em lavouras de primeira safra
Cerrado Mineiro é destaque na produção de cafés diferenciados
Conquista da Denominação de Origem - DO é fruto de características naturais da região aliadas a tecnologia usada de forma sustentável

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada