dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     11/02/2025            
 
 
    

A Ferrugem Asiática da Soja (FAS) é uma doença causada por um fungo (Phakopsora pachyrhizi) e que provoca a formação de pequenas pústulas que levam ao necrosamento do tecido foliar e rápida queda das folhas. A grande produção de esporos do fungo costuma deixar as folhas alaranjadas, daí o nome de ferrugem. Como se trata de uma doença de rápido desenvolvimento, de 7 a 10 dias, desde a infecção até a produção de novos esporos fúngicos, esta doença tem um papel muito importante dentro do processo produtivo, necessitando uma atenção muito grande no que se refere aos aspectos de monitoramento e medidas de controle.

 
Nos anos 2000, década em que a doença teve a ocorrência iniciada no Brasil, as perdas provocadas foram muito grandes, com prejuízos acima de 9 bilhões de reais somente no Mato Grosso, mesmo com um trabalho intensivo por parte do poder público e das instituições de apoio aos produtores de soja. Temos como exemplo a Instrução Normativa do Estado de Mato Grosso IN 04/2005 (16/12/2005) que estabeleceu a proibição de plantio de soja durante os três meses que antecedem a semeadura da safra (para a região do Médio Norte de MT estabeleceu-se um vazio sanitário para o intervalo de tempo entre 15/6 a 15/9) na tentativa de se evitar a ponte verde de soja irrigada, que estava servindo de fonte de inóculo da doença para a safra seguinte. Este vazio sanitário continua em vigor e já foi implementado em todo o Brasil.
 
Na safra anterior, de 2010-2011, devido a um longo período de seca no período de entressafra, esta doença diminuiu a sua intensidade em todo o País, contudo voltou a preocupar nesta safra de 2011-2012 nas regiões bastante chuvosas ainda com soja em fase de florescimento ou de enchimento de grãos. No Médio do Mato Grosso, incluindo Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, dentre outros municípios foram detectados focos da doença já em muitos casos em estado avançado de desenvolvimento, estando atrelada esta ocorrência às intensas chuvas e ao fechamento das entrelinhas da soja, que dificultou o manejo químico.
 
Focos iniciais já foram relatados em todo o Brasil, sendo o primeiro deles no estado de Minas Gerais, no dia 20/11/2011 e logo em seguida em Goiás, Distrito Federal e Paraná. 
 
Para o controle da doença, sem dúvidas, o tempo mostrou que a melhor estratégia é a da prevenção, e isto geralmente se inicia com certa antecedência, onde passa pelo conhecimento da dinâmica de produção regional. A utilização de variedades precoces é um primeiro passo, evitando-se maior tempo de exposição das plantas à doença. Assim, além de ser necessária a escolha correta da variedade, é também necessário que a aplicação química atinja o alvo adequadamente, principalmente a folhas que se localizam no terço inferior da lavoura, local onde geralmente a doença facilidade de se desenvolver e proliferar. Estas pulverizações devem ser realizadas antes da entrada da doença na lavoura, de forma preventiva, visto que o efeito dos fungicidas se prolonga e protege as plantas mais adequadamente nestas condições. 
 
Nos últimos anos, alguns produtos químicos diminuíram a sua eficácia, pelo fato do fungo ter alterado a sua habilidade de sobrevivência, tornando a escolha do produto uma etapa muito importante no processo de produção. Assim, não se recomenda que se utilizem fungicidas do grupo dos triazóis isoladamente, dando prioridade a produtos já formulados contendo princípios ativos compostos de triazóis e estrobilurinas.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Cuidados durante vacinação evitam contaminações
Esterilização das agulhas evita que agentes contaminantes sejam inoculados no organismo do animal
Novas variedades de arroz resistentes à brusone
BRSMG Rubelita e BRSMG Caçula apresentam alto potencial genético e são recomendadas para Minas Gerais
Software gratuito calcula evapotranspiração
Smai estima perda de água do solo por evaporação e da planta por transpiração de forma rápida e fácil
Incubadora genética melhora produção bovina
Projeto promete aumentar índice de produtividade do Rio Grande do Norte que costuma ser o mais baixo do país
O ABC da sustentabilidade na agricultura
Programa federal estimula modelo de agricultura de melhor gestão e mais eficiência produtiva
Informação é importante aliado contra a ferrugem
Aumento de custos no combate à doença força produtor a ficar atento às informações nas redes antiferrugem e evitar perdas
Multiplicando grãos dourados
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), apenas a China importou cerca de 29 milhões de toneladas de grãos de soja na temporada 2010/11
Controle da mancha de ramulária (Ramularia areola) do algodoeiro
Atualmente é considerada uma das principais doenças do algodoeiro na região do Cerrado brasileiro graças à sua ocorrência com abrangência e intensidade, principalmente em áreas onde não se utiliza a prática da rotação de culturas
A necessária e legítima renovação do direito antidumping sobre o alho chinês
Sem o qual seria o fim da produção de alho em solo brasileiro
Um fórum para avançar em P&D
Organizar o segmento no Brasil é hoje um tema imperioso
Incidência de ferrugem asiática nas principais regiões produtoras de soja da safra 2011-2012
A doença requer uma atenção muito grande no que se refere aos aspectos de monitoramento e medidas de controle
O lixo e a necessidade de reduzir, reutilizar, reciclar e repensar
Além de sujeira, contamina rios e solos, tornando-os improdutivos e com altos custos para recuperá-los
Manejo correto de inseticida evita custo excessivo
Identificação de espécie da praga e realização de amostragens são métodos indicados para combate na sojicultura
Transporte interfere na qualidade da carne suína
Boa logística, profissionais treinados, equipamentos apropriados e carrocerias estruturadas evitam perdas
Novas cultivares de guaraná mais produtivas
BRS Mundurucânia, Andirá, Cereçaporanga e Luzéia podem aumentar produtividade em até 40% na Amazônia
Projeto promete gerar renda a produtores de Rondônia
#prime#Feijão com Arroz#prime# cria expectativa de aumento da produtividade das culturas em torno da Usina Jirau em Porto Velho

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Vegetal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada