|
|
Kamila Pitombeira
25/05/2011
|
Carregando...
Uma das práticas de manejo na pecuária bovina que pode gerar informações importantes para garantir a produtividade do rebanho é a pesagem dos animais. Para isso, empresas têm se dedicado a esse tipo de tecnologia. Uma delas é a Toledo, que criou a balança para pesagem de bovinos, MGR 3000, que significa Módulo Gerenciador de Rebanho. Segundo a analista de produtos da Toledo Karina Dametto, as informações obtidas com a pesagem ficam gravadas no software da balança. Além disso, o produtor conta ainda com um relatório que pode ser impresso e também contém todas essas informações.
— É a balança mais completa da nossa linha de pesagem de animais. Com ela, o produtor pode acompanhar o rebanho de forma mais eficiente. Isso porque, com a balança, ele pode obter dados individuais de animais, como ganho de peso e peso em arroba — afirma a analista.
Ela diz que a Toledo já possuía a MGR 2000, que era uma balança também eletrônica. De acordo com ela, a MGR 3000 foi uma melhoria da MGR 2000 e foi desenvolvida com base em sugestões dos próprios pecuaristas.
Karina explica ainda que a balança pode aumentar a eficiência da produção porque faz com que o produtor tenha mais informações sobre seus animais. Segundo a analista, se o produtor percebe que um animal da sua fazenda não está ganhando peso, ele sabe que existe algum problema com esse animal.
— Além disso, existem várias outras opções. Se eu tenho um animal que já ganhou o peso necessário para o abate, eu tiro ele daquele lote. Ele não precisa ficar lá tendo uma alimentação se ele já atingiu o peso. Já em relação às fêmeas, na hora da inseminação, o produtor pode saber o peso que já ganharam. Os bezerros também devem ser pesados na hora do nascimento — ressalta.
Karina afirma que a balança é feita em aço inox e é bem resistente ao meio rural. Portanto, os cuidados que se deve ter com ela são os habituais. Os pesos, por exemplo, devem ser colocados nos lugares onde são destinados. De resto, ela diz que, por ser uma balança apropriada para o campo, não precisa de muitos cuidados. Já em relação aos investimentos, a analista diz que o produtor pode ter um retorno rápido.
— Através das informações e do controle sobre os efeitos da nutrição, sanidade e genética do rebanho, o produtor também tem maior velocidade de manejo, melhores decisões no momento do descarte e a seleção das melhores vacas e melhores touros. Isso é o maior retorno sobre o investimento em menor tempo. Com isso, o preço dela acaba diminuindo, pois o produtor tem um melhor retorno do seu investimento em menor tempo — garante.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Toledo através do número www.toledobrasil.com.br.
|