dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2025            
 
 
    
Manejo da Lavoura        
Adubos verdes substituem insumos nas lavouras agrícolas
Durante o período de entressafra, os adubos verdes promovem melhorias em atributos físicos, químicos e biológicos do solo, auxiliam no controle de plantas invasoras e reduzem fontes de inóculo de pragas e de doenças
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristiane Betemps, Embrapa Clima Temperado
24/02/2014

Nas últimas décadas, grande parte do nitrogênio (N) exigido pelas culturas tem sido suprida por fontes minerais. No entanto, o aumento no custo desses insumos, aliado à crescente preocupação com a poluição das águas e da atmosfera pelo uso indiscriminado de fertilizantes nitrogenados, tem estimulado a busca de fontes alternativas de nitrogênio, que possibilitem a substituição integral ou parcial dos fertilizantes minerais.

Na produção de cereais de verão o cultivo de leguminosas de inverno como adubos verdes tem sido considerado como uma alternativa promissora para atender à demanda de nitrogênio das culturas, devido ao seu potencial de fixação biológica de N.

O uso de adubos verdes como fonte de nitrogênio para a cultura do arroz irrigado é ainda incipiente no Sul do Brasil; porém, sua adoção em outros países com tradição na produção de arroz, como os da Ásia, é uma realidade.

Segundo a pesquisadora Walkyria Bueno Scivittaro, resultados de pesquisa indicam que a contribuição em nitrogênio de adubos verdes para a cultura do arroz irrigado tem sido comparável à de fertilizantes minerais. Além disso, por atuarem como uma rotação de culturas e por cobrirem o solo durante o período de entressafra, os adubos verdes promovem melhorias em atributos físicos, químicos e biológicos do solo, auxiliam no controle de plantas invasoras e reduzem fontes de inóculo de pragas e de doenças.

Estudos recentes têm indicado espécies de leguminosas com elevada capacidade de fixação de nitrogênio e adequadas ao cultivo nas áreas de terras baixas do Sul do País, sendo uma fonte promissora de N para o arroz irrigado. O emprego desses adubos verdes atende às necessidades do sistema produtivo de arroz irrigado da região, representando uma possibilidade de elevação dos patamares de produtividade da cultura, sem onerar os custos de produção. Além disso, é uma medida de caráter conservacionista, que reduz os riscos de poluição ambiental.

"Os resultados obtidos mostram que leguminosas de inverno como o trevo-persa, trevo-branco e cornichão apresentam boa capacidade de crescimento e adaptação ao cultivo, durante o inverno, nas terras baixas do Rio Grande do Sul, produzindo, desde o primeiro ano de cultivo, quantidades elevadas de matéria fresca e seca”, destacou Walkyria.

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), há alguns anos, vem realizando estudos para avaliar o potencial de fornecimento de nitrogênio de adubos verdes para a cultura do arroz irrigado e a viabilidade de seu uso na substituição ou suplementação das fontes minerais do nutriente.

Uma estação programada no dia de campo Sistema de Produção em Terras Baixas Alternativas para a Sustentabilidade, vai apresentar os resultados de pesquisa referentes a esse trabalho, como indicação de fontes alternativas de nitrogênio para o arroz irrigado no Rio Grande do Sul.

A unidade de pesquisas programa o dia de campo para o próximo dia 28/02, com mais três estações que incentivam práticas agrícolas que respeitam princípios de sustentabilidade ao ambiente, a saúde do agricultor e especialmente ao consumidor, na Estação Experimental Terras Baixas (ETB). Os interessados podem se inscrever no local. A atividade começa às 8h30 e se estende até as 13h30.

Acompanhe a programação
Estação 1
: Sistemas Integrados de Produção: com enfoque na Integração Lavoura Pecuária e Diversificação de Culturas, com a demonstração da Integração Lavoura Pecuária na sucessão de culturas e também na Diversificação da produção de grãos em Terras Baixas.

Estação 2: Manejo Alternativo de Água e Solo: com destaque para os Sistemas de Irrigação e Manejo de Solo Pós-colheita, com a apresentação de alternativas no Manejo da irrigação para racionalização do uso da água e no Manejo do solo Pós-colheita.

Estação 3: Cultivares de Arroz: onde serão apresentadas tipos especiais e novas cultivares, obtidas através do programa de Melhoramento genético de arroz irrigado da Embrapa, incluindo também, a apresentação de novas linhagens para lançamento. Nesta estação, haverá um importante espaço para orientação à Produção de Sementes.

Estação 4: Racionalização no Uso de Insumos: com destaque a práticas que substituam Fertilizantes, Agrotóxicos e Sementes. Serão mostradas Fontes Alternativas de Nitrogênio em Arroz Irrigado, as possibilidades de Manejo de inseticidas no tratamento de sementes de arroz e como as experiências na pesquisa alcançaram a Fixação Biológica de Nitrogênio - FBN.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
FERNANDO CARDOSO-USP-ESALQ,1936
24/02/2014 22:21:12
Esse assunto da adubação verde é muito, muito antigo. Vejam esta citação:
"Desse modo, costuma-se incorporar por aração o lupino, quando começa a ter vagens, em substituição ao esterco, quando o solo estiver exaurido".
(RERUM RUSTICARUM-Marcus Terentius Varro-Roma,ano 36-27 A.C.)
A grande pergunta é: porque não "pegou" até hoje?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Arborização de cafezais
Tecnologia protege o cafeeiro contra vento e excesso de sol e apresenta resultados como a redução da temperatura ambiente, aumento da fertilização do solo e melhora da qualidade da bebida
Ambiência para boa produtividade de leite
Disponibilidade de água, leite e sal mineral é uma das medidas que garantem a qualidade de vida dos animais
Adubos verdes substituem insumos nas lavouras agrícolas
Durante o período de entressafra, os adubos verdes promovem melhorias em atributos físicos, químicos e biológicos do solo, auxiliam no controle de plantas invasoras e reduzem fontes de inóculo de pragas e de doenças
Fixação Biológica do Nitrogênio é mais rentável e melhor para o ambiente
ANPII reforça resultado de pesquisa da CESB que comprova a eficiência do uso de inoculantes no cultivo de soja
Soldados da Integração na Amazônia
A Amazônia não apresentava efetivo humano proporcional à vastidão de seu território. A distância e o isolamento eram os principais obstáculos à difusão do progresso e dos benefícios da civilização entre as populações interioranas da Amazônia
A Embrapa e a agricultura familiar no Amazonas
Trabalhos evidenciam a importância da identificação dos aspectos socioeconômicos, político-institucionais e ambientais, bem como as demandas externas, os problemas e os potenciais das comunidades rurais
Energivoros até quando?
Nos tornamos consumidores intensivos e compulsivos de energia além dos nossos limites, para tudo de que precisamos. Alimentos, moradias, roupas, mobilidade, conforto térmico, trabalho. E com isso nos viciamos
A Pesquisa Pública e a Era Big Data
Na agricultura, imagens captadas por um vant (veículo aéreo não tripulado) em breve indicarão que parcela da lavoura precisa de irrigação, de reforço na adubação ou já pode ser colhida, lesões em plantas ou frutos, intensidade do ataque de praga ou doença e indicarão o controle adequado
Fertilizantes para os trópicos em debate no Brasil
Congresso Mundial de Fertilizantes acontece no mês de outubro, na cidade do Rio de Janeiro
BRS Parrudo é opção para produção de trigo no RS e SC
Variedade apresenta potencial produtivo de 5.000 kg/ha e elevado teor de glúten
Embrapa pesquisa opções para manutenção da qualidade do solo
Meta é avaliar alternativas ao sistema de derruba-e-queima para recuperação e manutenção do solo, além da diversificação da produção agrícola
Gotejamento subterrâneo facilita manejo do cafezal
Tecnologia desenvolvida pela Netafim apresenta vantagens também para a saúde da lavoura

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada