|
|
Embrapa Meio-Norte
06/11/2013
|
Carregando...
Três importantes trabalhos do Programa de Melhoramento Genético de Feijão-Caupi, liderado em rede nacional pela Embrapa Meio-Norte, serão mostrados nesta sexta-feira 8, durante um dia de campo, na sede da Unidade, em Teresina, PI.
Na primeira estação, serão apresentadas as linhagens que estão em fase de avaliação final para lançamento como cultivares. O analista Adão Cabral mostrará dois grupos de linhagens. Um, de porte semi-prostrado, e o outro, de porte ereto e semi-ereto.

Além das novas linhagens, evento abordará importância da mecanização no cultivo
A novidade nesses dois grupos, segundo o pesquisador Kaesel Damasceno, “é a grande quantidade de linhagens com grãos tipo Sempre Verde, que apresentam porte semi-ereto”. Ele lembra que o mercado brasileiro, até o momento, “não dispõe de cultivares registradas no Ministério da Agricultura associando esse tipo de grão e porte”.
Na segunda estação, o foco é nas linhagens de feijão-caupi tipo Fradinho para exportação. Kaesel Dasmasceno ressalta que esse tipo comercial “está entre os mais demandados para a cultura do feijão-caupi no Brasil”. Segundo ele, essas cultivares estão entre as preferidas do mercado internacional. “Elas têm porte ereto e o tamanho dos grãos está acima da média das cultivares disponíveis no mercado brasileiro”, destaca.
A terceira e última estação do evento, mostrará a mecanização no programa de melhoramento do feijão-caupi. Nela, o técnico agrícola Francisco Mauro de Souza falará da importância da mecanização no cultivo, quando há pouca mão-de-obra, principalmente na colheita. Será mostrado também a importância da obtenção de linhagens com arquitetura que favoreça a mecanização da cultura.
O dia de campo é destinado a técnicos, extensionistas, estudantes e aos empregados da Unidade. O evento, que é apoiado pelo o Emater, será coordenado pelos analistas José Câmara e Adão Cabral e pelo técnico agrícola Francisco Mauro de Souza. Mais informações pelos telefones 86 3089-9215 e 86 3089-9256.
|