dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2025            
 
 
    
Genética Vegetal    
Em terra firme ou na várzea, milho adapta-se à Amazônia
Pesquisas abrem boas perspectivas para minimizar as dificuldades com o cultivo do grão. Hoje, Amazonas produz apenas 36 mil toneladas de milho em 14,4 mil hectares
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Siglia Souza, Embrapa Amazônia Ocidental
11/04/2013

Cultivar milho sempre foi um desafio para os agricultores no Amazonas. Alguns resultados de recentes pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) abrem boas perspectivas para minimizar as dificuldades com o cultivo desse grão no estado. Uma delas é a recomendação de novas variedades de milho para terra firme e várzea que possibilitarão um aumento na rentabilidade do produtor, tanto para comercialização de milho verde quanto em grãos secos. Também como resultado de pesquisa já se tem disponível um conjunto de informações técnicas para orientar a melhor forma de cultivo, nas condições do Amazonas.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Inocencio Junior de Oliveira, as novas variedades tem produtividade 20% a 25% maior que as variedades cultivadas no estado. Isso representa que com as novas variedades milho estima-se uma produtividade de 5.000 kg/ha, em grãos de milho seco. Para o milho verde, pode-se colher 40 mil espigas comerciais por hectare (ha). Considera-se “espigas comerciais”, aquelas em bom estado e com tamanho maior que 15 cm de comprimento e 3,5 de diâmetro.

Estado do Amazonas produz apenas 36 mil toneladas de milho em 14,4 mil hectares

Segundo a Conab, na safra 2013, o Brasil colherá aproximadamente 76 milhões de toneladas de milho, numa área de 15,5 milhões de hectares, o que representa uma produtividade de quase 5 toneladas por hectare. Já a região Norte possui uma produtividade média 2,9 toneladas por hectare, com cerca de 558 mil hectares cultivados. O Estado do Amazonas produz apenas 36 mil toneladas de milho em 14,4 mil hectares, obtendo uma produtividade de 2,5 toneladas por hectare, valor aquém da média da região Norte e do Brasil. Dados de pesquisas realizadas na Amazônia Ocidental, relatam a produtividade de novas variedades de milho em várzea amazonense de 6 toneladas por hectare e em terra firme de 5 toneladas por hectare.

Nas pesquisas com a cultura do milho, a Embrapa Amazônia Ocidental vem selecionando variedades e híbridos mais produtivos e adaptados às condições de solo e clima do Estado do Amazonas, tanto para o cultivo em várzea quanto em terra firme, ao avaliar os materiais em diversos locais. Estão sendo testados 42 materiais, entre variedades e híbridos, que podem ser utilizadas como milho-verde, para consumo humano, e milho em grãos, para ração animal.

Os benefícios esperados com esses resultados de pesquisa da Embrapa são o aumento da produtividade de grãos e do número de espigas verdes comerciais ao recomendar variedades e híbridos adaptados às condições de solo e clima amazonenses.

O pesquisador Inocencio Junior explica que para o cultivo de milho dar bons resultados é necessário o produtor ter alguns cuidados na escolha das variedades, no preparo do solo e na condução do cultivo. “Uma série de fatores garantem bons resultados com o cultivo do milho, especialmente, descompactar o solo, corrigir a acidez do solo com calcário e disponibilizar a quantidade de nutrientes que o solo necessita, com adubações”, explica Inocencio. Essa quantidade é identificada pela análise química do solo, e o preparo do solo é feito por meio arações e gradagens.

O milho é uma cultura exigente em nutrição e fertilidade do solo, especialmente, nitrogênio e fósforo. Por isso, o pesquisador relaciona como principais dificuldades para se produzir milho no Amazonas: o custo de produção, pelos altos valores de calcário e adubos, e pelo fato dos solos de terra firme possuírem baixa fertilidade e elevada acidez. Também influencia o fato de o Amazonas não possuir estrutura de beneficiamento, armazenamento e secagem de grãos.

Como a maioria dos produtores são pouco tecnificados no Amazonas, muitos preferem produzir milho-verde, que possui maior valor agregado, ao invés de milho em grãos. Para as condições do Amazonas, o pesquisador Inocencio orienta que “o produtor deve semear em época adequada, de novembro a março em terra firme e de outubro a novembro em várzea, escolher variedades ou híbridos recomendados pela pesquisa, pois estes já foram avaliados em diversos locais e por vários anos, além de realizar controle de plantas daninhas com o uso de herbicidas no momento adequado". Em relação a colheita, acrescenta que é necessário ainda secar e armazenar os grãos corretamente e comercializar antecipadamente as espigas verdes.

Essas informações serão apresentadas com mais detalhes a produtores, técnicos agrícolas e agrônomos interessados no cultivo de milho, através de curso sobre Sistema de Produção de Milho, que será oferecido pela Embrapa no final do mês de julho. Interessados no curso podem buscar informações pelos telefones (92) 3303-7973.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Fernando Cardoso
11/04/2013 16:04:12
Os índios já plantavam milho na Amazônia.Não é novidade (P.João Daniel, Tezouro Descoberto no Máximo Rio Amazonas,1722/1776).Os geneticistas melhoram as variedades produtivas a pleno sol.Só que não produzem á sombra do dossel da floresta.Então o que fazer?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada