dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/11/2024            
 
 
    
Genética Vegetal      
Embrapa lança cultivar de arroz desenvolvida para o Maranhão
BRSMA 357 é um arroz tipo agulhinha e de fácil cozimento. Seu grão tem rendimento industrial acima de 70%, o que é superior às variedades cultivadas no estado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Márcia de Faria, Embrapa Cocais
06/12/2013

A Embrapa, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, vai lançar no dia 14 de dezembro, em Arari-MA, a cultivar de arroz BRSMA 357, que foi desenvolvida especialmente para o estado e, principalmente, para a Baixada Maranhense.

A nova cultivar tem uma base genética que reúne características importantes para o ambiente da Baixada, como o baixo porte, a alta produtividade, o fácil manejo e a possibilidade de cultivo em pequenas áreas, o que adequa a variedade ao segmento da agricultura familiar.

Com uma arquitetura de planta moderna, que visa evitar o tombamento das plantas, a BRSMA 357 foi desenvolvida para ser cultivada em terras baixas, várzeas úmidas ou sob regime de irrigação, atendendo aos níveis de produtividade e à qualidade requerida pelo consumidor.

De porte mais baixo, nova cultivar possui resistência ao acamamento

“A BRSMA 357 é um produto que a Embrapa está lançando e que é adequado para o segmento da agricultura familiar do Maranhão. A cultivar tem características que atendem às exigências do consumidor, que é o arroz tipo agulhinha, de fácil cozimento. Além disso, seu grão tem rendimento industrial acima de 70%, o que é superior às variedades cultivadas no estado”, disse o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa.

Atualmente, o Maranhão planta algumas cultivares de arroz irrigado vindas de outros estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Essas variedades têm problemas de adaptação às condições da Baixada Maranhense e, por isso, a BRSMA 357 surge como uma alternativa para o produtor. A cultivar foi melhorada para a região e vai propiciar um bom negócio para os agricultores que trabalham com a rizicultura no Maranhão”, afirmou Valdemício Sousa.

BRSMA 357
Para chegar ao lançamento, a Embrapa trabalhou por aproximadamente uma década no desenvolvimento da nova cultivar.

Há cerca de dez anos, a Empresa firmou um convênio com o Governo do Estado do Maranhão e uma das linhas de ação previstas foi o melhoramento do arroz. A partir de então, pesquisadores de diversas unidades da Embrapa começaram a trabalhar na seleção de uma linhagem que pudesse, por meio de cruzamento, utilizar a genética do arroz lajeado (arroz de ciclo longo utilizado há mais de 40 anos na Baixada Maranhense), com a genética de linhagens do tipo agulhinha. As pesquisas resultaram nessa nova cultivar, que tem ciclo vegetativo ainda maior que a usada atualmente pelos agricultores.

Diferencial
Ajustada às condições da Baixada Maranhense, a BRSMA 357 chega ao mercado com um ciclo de 140 dias entre a plantação e a colheita, prazo que cobre quase todo o período de chuvas na região.

“Como as variedades hoje utilizadas chegam a um ciclo máximo de 90 a 120 dias, os 140 dias de ciclo da BRSMA 357 se tornam um grande diferencial para o agricultor maranhense que, atualmente, além da colheita, também precisa pensar em estruturas para a secagem e a armazenagem dos grãos. Com o ciclo da nova cultivar coincidindo com o fim das chuvas, essas estruturas serão menos utilizadas”, disse o pesquisador e chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cocais, José Mário Frazão.

Acamamento
Mais uma vantagem da nova cultivar da Embrapa é seu baixo porte, que gera resistência ao acamamento (queda) das plantas.

“A variedade lajeado, utilizada hoje, apresenta uma série de problemas. Como a planta fica muito alta, no fim do ciclo acontece o acamamento, e isso compromete a qualidade e a produtividade da semente. Além do mais, a Lajeado é altamente suscetível a uma série de doenças que acomete o arroz”, afirmou Frazão.

Produção
A primeira produção de sementes da cultivar BRSMA 357 foi adquirida pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), que a destinará ao programa “Viva Sementes”, que tem por objetivo o desenvolvimento do agricultor familiar maranhense.

No total, a Sagrima adquiriu 100 toneladas de sementes básicas da BRSMA 357, multiplicadas pela Embrapa Produtos e Mercado por meio do Escritório de Imperatriz-EIMP. A entrega simbólica para o plantio da safra 2013-2014 será feita durante a solenidade de lançamento da cultivar.

40 Anos
O lançamento da nova variedade de arroz faz parte das comemorações dos 40 anos da Embrapa, e está sendo promovido por cinco unidades da Empresa, em parceria com algumas instituições maranhenses, como a Sagrima e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), que é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes).

As unidades da Embrapa que fizeram um esforço coletivo para o desenvolvimento da agricultura no Estado do Maranhão são a Embrapa Cocais (São Luís-MA); Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO); Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI); Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF); e Embrapa Produtos e Mercado (Escritório de Imperatriz-MA).

Evento
A solenidade de apresentação da cultivar será realizada durante a abertura da Festa da Colheita do Arroz Irrigado, realizada pela empresa Camil, na Fazenda Mamão, no município de Arari/MA, no próximo dia 14. A programação do evento terá início às 8h30 e se estenderá até o horário do almoço, quando haverá a degustação da nova cultivar BRSMA 357.

Dia de Campo
No dia anterior ao lançamento da BRSMA 357 (13 de dezembro), a Embrapa promoverá um “Dia de Campo” em Arari, no período da manhã, em parceria com a Agerp, a Sagrima, o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), a Fazenda Mamão e as empresas Camil e BB Mendes.

O evento tem o objetivo de levar produtores e visitantes para uma visita à Fazenda Mamão, onde há uma vitrine com cultivares BRSMA 357 plantadas em uma área de aproximadamente 1.000 m².

Produtor de Sementes
Em breve, a BRSMA 357 também deverá estar disponível em escala comercial, por meio dos produtores de sementes. A semente Básica poderá ser adquirida por meio do Escritório da Embrapa Produtos e Mercado, em Imperatriz-MA - EIMP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (99) - 3526-1093 / 3526-1095, ou pelo e-mail spm.eimp@embrapa.br.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Rizicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada