dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/11/2024            
 
 
    
Caju      
Óleo vegetal combate mosca do caju e não danifica mel
Para matar a mosca branca do cajueiro produtores usam agrotóxicos contra a praga que também causam danos às abelhas polinizadoras e contamina mel
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
28/12/2015

A mosca branca do cajueiro é um grave problema para a cultura. A praga pode chegar a causar 100% de perda de produção porque danifica a planta de três formas diferentes: primeiro sugando a seiva, depois injetando toxinas e, por último, cobrindo a folha com fungos que se alimentam das fezes deixadas pelo inseto. Para acabar com os prejuízos gerados pela mosca branca, os produtores usam agrotóxicos na plantação do caju. O resultado é eficiente, mas o grande problema é que os produtos químicos também eliminam as abelhas polinizadoras que se alimentam da flor do cajueiro.  Isto está gerando danos perigosos porque o mel produzido por estas abelhas está sendo contaminado com resíduos dos agrotóxicos aplicados pelos produtores.

A solução parecia ser complicada, mas pesquisadores da Embrapa Meio Norte desenvolveram um produto natural, à base de óleo vegetal, que mata a mosca branca sem prejudicar as abelhas nem contaminar o mel. A solução deve ser usada na época de floração do caju e, se bem aplicada, dura até o fim da cultura. Normalmente, basta fazer uma aplicação única.

— O produtor de caju no Semiárido Nordestino também cria abelhas para produção de mel. Nesta época de florada do caju, as abelhas visitam as flores, fazem a polinização e coletam pólen para a produção de mel. Existe essa consorciação de caju com a abelha. Hoje, nós estamos exportando nosso mel para Europa e Estados Unidos como orgânico. Conseguimos colocar o nosso mel no mercado de exportação a duras penas e se você usar agrotóxico no caju para matar a mosca branca e for detectado resíduo deste agrotóxico no mel com certeza nós vamos perder essa exportação. Com base nisso, nós fizemos um trabalho de pesquisa utilizando óleo vegetal para combater a mosca branca — explica o pesquisador Paulo Henrique Soares da Silva, da Embrapa Meio Norte.

A aplicação é simples e barata. O pesquisador diz que a mistura é fácil. Para cada 100 litros da solução, o produtor deve usar 97 litros de água, 2 litros de óleo vegetal e 1 litro de sabão natural. O uso do sabão é importante porque serve como emulsificante, ou seja, facilita a mistura do óleo com a água. Pode ser usado tanto óleo de soja, quanto de mamona ou de outra cultura oleaginosa. Se o só for necessário utilizar 10 litros, a mesma proporção dos ingredientes deve ser respeitada. Durante a preparação, o produtor deve despejar os 2 litros de óleo em um balde e ir misturando o litro de são neutro aos poucos, sempre agitando a solução. Depois, este líquido deve ser misturado aos poucos com os 97 l de água em um tambor que comporte toda a quantidade do produto.

— Essa pulverização tem que ser feita visando a parte inferior da folha, onde a mosca branca se concentra, e a gente sempre recomenda que isso seja feito nos períodos mais frios do dia. Nos trabalhos que a gente fez, mostramos que essa solução de óleo vegetal não mata as abelhas operárias. A solução age durante 20 dias após a aplicação. O produtor deve pegar uma folha e ver a quantidade de mosca branca que ainda existe. Ela deve fazer a contagem de ninfas vivas antes da aplicação e comprara isso 20 dias depois. Normalmente, uma aplicação bem feita é suficiente.
 — ressalta.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 20/02/2011

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Jose Eduardo Dutra de Oliveira
21/02/2011 14:54:14
mandei uma pergunta, coloquei o que eu achava ser o codigo abaixo e veio a resposta codigo invßlido

e dai? O que eu faþo para ser vßlido??????

Juliana Royo
21/02/2011 15:05:37
Boa tarde JosÚ Eduardo,

Deve ter havido algum erro no processo. Sugiro que o senhor tente novamente.

Espero que tenha sucesso na pr¾xima tentativa. + sempre valioso quando os leitores interajem com as reportagens.

Atenciosamente,
Juliana Royo
Editora
Portal Dia de Campo

FRANCISCO JOSE DE ARACOIABA-CEARÁ
11/06/2013 22:18:12
Estamos com uma verdadeira infestação aqui em nossa cidade, qual o melhor óleo e onde comprá-lo?

carlos sergio melo
08/03/2015 13:07:06
tenho alguns pés de caju no quintal de minha casa,e as moscas brancas então invadindo meus pés de cajú, vi aqui no site q é bom pra acabar com as moscas brancas óleo vejetal, agua e sabão natural. qual tipo de oleo vegetal "marca" e óleo natural "marca" devo uzar?

Adelaide Santana, Jeremoabo-BA
16/10/2019 20:32:34
Como proceder com a abelha saranhol, ela está comendo o caju antes dele se formar.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
5 comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Orgânica
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada