dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/11/2024            
 
 
    

Nos solos altamente intemperizados o fósforo apresenta intensa relação com os constituintes mineralógicos. Essa interação é maior em solos argilosos. Esse fato faz com que a maior parte do fósforo esteja adsorvido fortemente, tornando-se indisponível às plantas. A capacidade de solos, de região de clima tropical e subtropical, em adsorver fósforo é em média 1.000 vezes maior que a adubação fosfatada, geralmente aplicada, implicando que, em condições naturais, existe uma tendência à deficiência desse elemento.

Na fertilidade, o nível crítico de um elemento nutriente é tido como uma concentração desse nutriente no solo que proporciona uma produção relativa entre 75 e 100 %, dependendo das condições de resposta da cultura. Com isso, espera-se maior nível crítico em solos que adsorvem mais fósforo, pois se o solo adsorve mais, menos ficará disponível as plantas. No entanto, o oposto é o que ocorre. Os solos que apresentam baixa capacidade de adsorver fósforo apresentam maior nível crítico. Ou seja, solos mais arenosos precisam ter uma concentração de fósforo maior para o nível no solo ser considerado bom ou adequado. Como exemplo, pode ser destacado que o nível bom em um solo com 60% pode ser de 4,4 mg dm-3, enquanto que em um solo com menos do que 15% de argila pode ser 21,5 mg dm-3.

Esse fato esta relacionado à maior eficiência de utilização e absorção que a planta pode apresentar sob condições de baixa concentração do elemento na solução do solo. De modo geral, as plantas apresentam diversas formas de amenizar os problemas decorrentes da deficiência de fósforo (P). Genericamente, as duas principais são:

1) Alterações que objetivam a conservação ou economia do uso de fósforo
a. Decréscimo na taxa de crescimento – a planta cresce menos e com isso utiliza menos P;
b. Aumento do crescimento por unidade de fósforo absorvido – para cada kg produzido é necessário uma quantidade menor de fósforo;
c. Remobilização de P internamente – o fósforo sai de locais onde seria armazenado e vai para outros onde será utilizado;
d. Menor armazenamento de P – reduzido armazenamento e maior utilização.

2) Alterações que aprimoram a aquisição ou absorção de fósforo
a. Secreção de fosfatases – enzimas que atuam disponibilizando o P no solo;
b. Exsudação de ácidos orgânicos – ácidos orgânicos podem complexar o P de forma que a planta pode absorver;
c. Aumento da área explorada de solo pelas raízes – com uma maior área explorada existe uma maior possibilidade de as raízes encontrar o P nos solos;
d. Maior expressão de transportadores de P – transportadores são proteínas presentes na raíz que carregam o P do solo para a raíz.

Além dessas alterações, podem ocorrer associações micorrízicas simbióticas aumentando a área de exploração do solo e liberando fosfatases. Como o fósforo é um elemento que chega à raiz predominantemente por difusão, fatores como o maior crescimento de raízes podem ser muito importantes.

O P tem um comportamento distinto dos outros nutrientes, que tendem a apresentar nível crítico maior em solos com maior fator capacidade. O conhecimento do comportamento do fósforo no solo e na planta tem importância fundamental no manejo da adubação fosfatada, já que, a eficiência da utilização do P pelas plantas varia com a capacidade do solo em adsorver fósforo.

Maiores informações podem ser consultadas em uma breve revisão sobre o tema publicada pelos autores, nos link: http://zip.net/bsmLKL e uma revisão mais completa publicada por Carroll P. Vance em 2003, no link: http://zip.net/bymLYR.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Vitor
31/08/2016 19:29:25
Matéria mal elaborada e não esclarecedora.

Eduardo
31/08/2016 19:52:36
Como podem os solos tropicais adsorverem fósforo em média 1.000 vezes maios que a adubação fosfatada? De acordo com isso não haveria eficiência alguma da adubação fosfatada realizada, pois o fósforo seria todo adsorvido.

Marcos
12/10/2023 09:23:25
Ao meu entender, os comentários acima são muito rasos, pois não levam em conta o sequestro de fósforo por parte das culturas.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Conteúdos Relacionados à: Fertilidade
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada